Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.18 - 15h39

Sítio Trindade recebe seis quadrilhas na noite de hoje (15)

Encerrando a primeira semana de eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Prefeitura do Recife, apresentações começam às 20h

 

A noite desta sexta-feira (15) será de muito serrote, passeio na roça e casamento matuto no Sítio Trindade. A partir das 20h, seis quadrilhas se apresentam, encerrando a primeira semana de eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife: a Evolução, Junina Matutada, Origem Nordestina, Zé Matuto, Junina Tom Maior e Brigões de Suape.

Com o tema “Bravos”, a Evolução inicia a programação da noite de hoje, lembrando os 130 anos de assinatura da Lei Áurea e todos os problemas sociais atuais que ainda existem em decorrência da escravidão. Já a Junina Matutada apresentará o tema “Terra Viva”, que conta a história de Sertião, resiliente agricultor que, com ajuda do filho Celestino, passa vários dias semeando seu pedacinho de terra, na esperança de fazer brotar um campo florido para emoldurar o casório da filha Marisol com Zé.

A Origem Nordestina foi buscar inspiração na mitologia dos orixás para o enredo deste ano. “Rainha, o casamento de Oxum” trata de um romance entre uma jovem católica com um ogã. Com o tema “Na Festança Brasileira, Quadrilha só de São João”, a Zé Matuto vai fazer uma viagem para dentro do vocábulo quadrilhas, sinônimo de dança, fartura da terra e fé nos santos, mas também de corrupção e ladroeira.

Penúltima a se apresentar na noite de hoje, a Junina Tom Maior, fundada em Goiana, em 2013, vai celebrar sua terra co m o tema “Valorizando a Cultura Goianense”. Com 31 ciclos juninos de existência, a Brigões de Suape encerra a quarta noite de eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas retratando o Nordeste, sua cultura e as histórias de luta de seu povo.

Terceira eliminatória – Ontem, as arquibancadas do Palhoção estavam lotadas de familiares, amigos e fãs das quadrilhas e dos quadrilheiros que tomaram conta do Sítio Trindade para conferir o brilho e a criatividade dos grupos Junina Coração, Junina Brilho de Ouro, Junina União e Junina Flor do Sertão. A  Junina Menina de Ouro não compareceu.

O pedreiro Wellington Amaral, 42 anos, e a esposa, a dona de casa Luciana Alves, 37 anos, foram confirmar e celebrar uma tradição antiga na noite de ontem. Além de ter sido quadrilheiro por mais de 20 anos, Wellington conheceu a esposa no meio de um concurso de quadrilhas. “Todo ano a gente vem acompanhar a competição quase todos os dias. Não gostamos de perder nada. Sou quadrilheiro de coração”, disse.

As irmãs Alice, 29 anos, operadora de telemarketing, e Fernanda Albuquerque, 21 anos, estudante de administração, também são freguesas do concurso há pelo menos 10 anos. Fizeram ontem seu check-in na 34ª edição e aprovaram o evento. “Estou achando tudo muito lindo”, disse Alice. “Está bem tranquilo, o ambiente bonito, organizado e com policiamento”, confirmou Fernanda. 

 

Confira a programação completa do concurso:

 

34º CONCURSO DE QUADRILHAS JUNINAS ADULTAS 

 

Dia 15/06

20h - Evolução

20h45 - Junina Matutada

21h30 - Origem Nordestina

22h15 - Zé Matuto

23h - Junina Tom Maior

23h45 - Brigões de Suape

 

Dia 19/06

20h - Junina Mastruz com Leite

20h45 - Junina Fogueir'art

21h30 - Quadrilha Junina Quentão

22h15 - Junina Mandacaru

23h - Bacamarte     

 

Dia 20/06

20h - Junina Matutinho

20h45 - Flor da Sulanca

21h30 - Junina Traquejo

22h15 - Beija Flor

23h - Dona Matuta

 

Dia 21/06

20h - Junina Cariri

20h45 - Mistura de Cor

21h30 - Junina Forró Fiá 

22h15 - Vai Vai na Roça              

23h - Cambalacho

 

Dia 22/06

20h - Junina Xotear

20h45 - Estrela Matuta

21h30 - Chá de Zabumba

22h15 - Magia Matuta

23h - Junina Raízes

23h45 - Junina Zabumba