Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 15.06.20 - 13h45

Campanha estimula mulheres a denunciar a violência doméstica durante a pandemia

img_alt

Secretaria da Mulher do Recife e parceiros da iniciativa privada colocaram cartazes em padarias, farmácias e supermercados por toda a cidade, divulgando serviços e telefones da rede para facilitar o pedido de ajuda (Foto: Cortesia)

 

Uma nova campanha foi iniciada esta semana pela Secretaria da Mulher do Recife para estimular as mulheres a buscar ajuda nesses tempos de pandemia e distanciamento social. Desde segunda-feira estão sendo afixados cartazes em padarias, farmácias e mercadinhos da cidade, com informações e telefones da rede de enfrentamento à violência doméstica e sexista. O trabalho é feito em parceria com o Sindicato do Comércio Varejistas de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), Associação Pernambucana de Supermercados (APES) e Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco (AIPP-EPÃO), que também divulgam o cartaz em suas redes sociais.

Embora já tenha sido comprovado o aumento de violência doméstica durante a quarentena em vários estados e em outros países, os números de atendimento do Centro de Referência Clarice Lispector registram uma queda em relação ao mesmo período do ano passado. Isso não significa que a violência não aumentou. Pode indicar apenas que as mulheres não estão conseguindo chegar ao serviço.

Levando essa possibilidade em conta, a Secretaria da Mulher já tinha lançado, no início de abril, um serviço de whatsapp 24 horas (81- 99488.6138), para facilitar as denúncias, e a Prefeitura do Recife intensificou a divulgação dos serviços nos bairros, usando carros de som. Essa é mais uma iniciativa para lembrar às mulheres que ficar em casa não é ficar calada e que a Secretaria da Mulher está com equipe a postos para socorrê-la. Ao todo, foram 1,2 mil cartazes: 650 foram para padarias, farmácias e supermercados e os outros 550 serão afixados nas unidades básicas de saúde e de média complexidade – UPAS, Upinhas e postos de saúde. 

Whatsapp 24 horas: (81) 99488.6138