Conecta Recife na direção dos 500 mil downloads
Aplicativo genuinamente criado e gerenciado pela Emprel ganha espaço nos celulares de milhares de recifenses e facilita o acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife.
O Conecta Recife APP se consolida e os números de downloads e acessos crescem a cada dia. O aplicativo, que funciona como hub digital da Prefeitura do Recife, alcançou, na noite de ontem (14.06), a marca de 400.958 downloads e quase 8 milhões e 500 mil acessos aos mais de 150 serviços oferecidos na plataforma online municipal. Criado pela Empresa de Informática do Recife (Emprel), o Conecta Recife completará um ano de existência e serviços prestados no próximo mês e desponta como um dos cases de sucesso quando o assunto é transformação digital no setor público.
“O objetivo do Conecta é estreitar ainda mais o relacionamento entre os serviços que a Prefeitura do Recife oferece e a população. Nosso papel aqui é criar as ferramentas necessárias para facilitar essa interação. Estamos em meio a uma grande transformação digital no mundo inteiro e a nossa plataforma reforça a necessidade dos setores públicos modernizarem seus sistemas de acesso aos serviços e informações aos cidadãos”, pontua Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.
Com mais de 150 serviços disponibilizados pelo aplicativo, que é gratuito e com modelagem para operação nos aparelhos iOS e Android, é possível destacar as funções mais acessadas até então. Em primeiro lugar está o sistema do Recife Vacina e dentro dele as funções mais usadas são o agendamento para imunização contra a covid-19 e a consulta pelos locais de vacinação. Na sequência o Conecta conta com Programa de Crédito Popular do Recife (Cred Pop) e, fechando a lista dos serviços mais procurados dentro do aplicativo está o cadastro para acesso ao Auxílio Municipal Emergencial (AME).
“Nosso trabalho é aperfeiçoar a ferramenta a partir de um conjunto de soluções tecnológicas seguras, tanto para a estrutura do serviço público que garante a preservação de dados quanto para os nossos usuários, o cidadão. A integração do serviço público para o meio digital é uma realidade e estamos acompanhando as mudanças”, explica o diretor de Soluções em TI, Homero Sampaio.
OUTROS SERVIÇOS - A partir da base de dados reunida dentro do Conecta Recife, o usuário pode solicitar serviços como capinação, troca de lâmpadas e tapa buraco. Nessas e em outras situações, para facilitar o atendimento, é possível fazer registro fotográfico do local e enviar por meio do aplicativo reforçando a necessidade do pedido. A consulta e o acompanhamento das solicitações de serviços são bem simples e permitem que o cidadão seja notificado a cada mudança de estágio da sua solicitação. Por possuir recursos de geolocalização, a ferramenta também ajuda o usuário a se localizar e encontrar um equipamento público específico, como escolas, unidades de saúde, parques e praças.
As operações oferecidas dentro do Conecta permitem a convergência digital dos mais variados tipos de serviços que fazem parte da administração pública municipal.