Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.23 - 14h42

Caminhada do Forró e Desfile das Banheiras ganham hoje as ruas do Recife Antigo

img_alt

Programação, que reunirá sanfoneiros, forrozeiros e agremiações da cultura popular, num grande cortejo pelo bairro histórico, seguido de diversos shows, na Praça do Arsenal, tem início às 17h, com concentração na Rua da Moeda. (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Na noite de hoje (15), o São João da capital dos mais autênticos festejos nordestinos convida todo mundo para arrastar pé para o Recife Antigo, onde a festa preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, já mudou a cara e a rotina do bairro, abrindo portas e janelas cenográficas e reais para a celebração. A partir das 17h, duas tradicionais programações juninas irão se encontrar pelas ruas do bairro: a Caminhada do Forró e o Desfile das Bandeiras, que reunirão, num cortejo único, sanfonas e forrozeiros, bandeiras e brincantes de agremiações e grupos culturais do Recife para espalhar balancê.

A concentração começa às 17h, na Rua da Moeda, ao som do forrozeiro Damião Mota. A partir das 19h, o cortejo parte em direção à Praça do Arsenal, reunindo as orquestras Vereda Tropical, 19 de Fevereiro e 90 graus, além de 13 bandeiras, com seus brincantes como abre alas: São João do Deveras, São João do Bacnaré, São João do Cordas e Retalhos, São Pedro de Brasília Teimosa, São João do Bloco das Ilusões, São João Eu Quero Mais, São João do Arraial, Santo Antônio de Brasília Teimosa, São João da Várzea, São João de Água Fria, São João do Bonde, São João da Carroça do Bonde e Bloco Compositores e Foliões.

Na emenda, engrossando o coro do forró, a Caminhada reunirá uma verdadeira orquestra junina pelas ruas do Recide, formada por dezenas de sanfoneiros e zabumbeiros. Em sua 18ª edição, a programação, que rende homenagem este ano à artista Irah Caldeira, também homenageada pelo São João do Recife, e à jornalista Jô Mazarollo, terminará na Praça do Arsenal, onde um palco montado pela Prefeitura do Recife receberá um grande encontro de gerações de instrumentistas e vozes que, há décadas, celebram, preservam e renovam as tradições forrozeiras.

Em cima do palco, a abertura dos shows ficará por conta da conversa musical entre Cezzinha, Beto Hortis e Karol Maciel, seguidos por André Macambira, Thalita Acioly e Josildo Sá. Madrinha dos sanfoneiros pernambucanos, Terezinha do Acordeon vai receber Larissa Lisboa. E ainda vai ter Petrúcio Amorim, um dos grandes incentivadores do evento, numa parceria caprichada e inédita com Martins, além da rainha do forró, Anastácia, dividindo microfones e refrões com Almério.

A despedida será em grande estilo, com um encontro entre os herdeiros da tradição musical nordestina: Daniel Gonzaga, neto do Rei do Baião, Pecinho Amorim, filho de Petrúcio, e Juba, filho de Alceu Valença, para cantar e contar os próximos capítulos dessa história, que ainda haverá de render muitos quilômetros e decibéis de Caminhada.

Mais programação - O passeio na roça do São João do Recife segue nesta quinta com apresentações musicais na Rio Branco e muito balancê das quadrilhas no Sítio Trindade, no quarto dia de eliminatórias do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas.

Para conferir a programação todinha e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br) e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo e para todo gosto.