NOTÍCIAS

Cultura | 15.07.13 - 19h12

Gerência da Igualdade Racial realiza mais uma etapa preparatória para a Conferência Municipal

[caption id="attachment_36197" align="alignnone" width="680"] A Pré-Conferência da RPA3 aconteceu na escola municipal Nadir Colaço, no bairro da Macaxeira. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

No último fim de semana, a Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GERIR), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), cumpriu mais uma etapa preparatória para a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial do Recife (CMPIR-Recife), a ser realizada na primeira semana de agosto. A Pré-Conferência da RPA3 aconteceu na escola municipal Nadir Colaço, no bairro da Macaxeira e contou com a presença de 243 pessoas credenciadas.

Do total de participantes, 63 eram candidatos às 44 vagas disponíveis para delegados da sociedade civil na CMPIR-Recife, os quais poderão votar na terceira edição municipal do evento, além de sugerir pautas. A eleição dos delegados foi precedida pela leitura do regimento interno e do documento-base, os quais contém as regras de funcionamento e as propostas a serem delegadas em uma conferência, respectivamente. Nesse momento, era possível propor e submeter à votação alterações nos diversos itens apresentados.

Para garantir maior fluidez na metodologia do processo, o documento-base foi dividido em eixos temáticos, como saúde, educação, segurança, políticas públicas, religiosidade, entre outros temas. Todos eles continham propostas que buscavam trazer melhorias nos serviços públicos prestados à comunidade negra e demais minorias étnicas, bem como um olhar específico para as suas demandas.

A secretária-executiva de direitos humanos, Elizabete Godinho, destacou a importância do evento, que agrega a participação popular à agenda pública. “A CMPIR e suas respectivas pré-conferências garantem a participação das pessoas nas políticas públicas, pois lhes fornece a oportunidade de propor e opinar efetivamente sobre a implantação e implementação de ações que podem trazer mais qualidade de vida para o seu cotidiano”, disse.

A Pré-Conferências estão sendo feitas por RPAs, restando ainda mais três etapas confirmadas para os dois últimos sábados deste mês de julho. Todas realizarão os mesmos procedimentos que foram feitos hoje para que seja garantida uma formulação dos temas a serem discutidos Conferência Municipal.