NOTÍCIAS

Cultura | 15.07.13 - 22h34

Prefeitura do Recife vai colocar demandas do OP no PPA

[caption id="attachment_36213" align="alignnone" width="680"] Sileno Guedes: "Pela primeira vez as obras do OP estarão dentro de uma lei orçamentária”. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, realizou nesta segunda-feira (15) a primeira das 18 reuniões com os delegados do Orçamento Participativo, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena. Durante o encontro, o secretário Sileno Guedes apresentou tudo o que foi encontrado de demandas do OP. Um trabalho minucioso encontrou 1045 demandas e as reuniões com os delegados servem para consolidar este levantamento.

“Muitas das demandas já tem projeto e o Prefeito Geraldo Julio autorizou o início do processo de licitação. Para o restante, também já foi autorizado a elaboração dos projetos. As obras que não derem para começar este ano entrarão no Plano Plurianual (PPA) e no Orçamento de 2014. Pela primeira vez as obras do OP estarão dentro de uma lei orçamentária”, explicou Sileno Guedes, que continuou:

“É natural que exista um número grande de demandas não realizadas. A capacidade de ouvir é maior do que a capacidade da Prefeitura realizar as obras. O OP é um instrumento muito importante que deu poder e voz ao povo em todo o Brasil e no Recife não foi diferente. Agora, é preciso dar uma passo além e aumentar ainda mais a participação popular. As redes sociais, por exemplo, precisam ser escutadas, não podem ficar de fora de um modelo de gestão participativa”.

O encontro reuniu os delegados da Microrregião 4.1, que contempla os bairros do Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre e Zumbi. Todos os 907 delegados foram convidados pessoalmente para participar dos eventos que acontecerão em cada uma das Microrregiões da cidade. No primeiro dia, além da primeira reunião, também houve uma na Mustardinha, com os delegados da Microrregião 5.1 (Afogados, Bongi, Mangueira, Mustardinha e San Martin).

Os delegados presentes (mais de 40 compareceram dos 77 convidados) elogiaram a iniciativa da Gestão Geraldo Julio em promover estas reuniões, a transparência com os números e deram um voto de confiança ao novo modelo de gestão participativa. Ângelo Felipe, da comunidade Sítio do Berardo, foi um dos que pediram a palavra. “Resolver as demandas reprimidas é muito importante”, afirmou o delegado.

As reuniões seguem até o próximo dia 24, sempre no formato de duas por dia. Durante os encontros, a PCR convocará os delegados para os Fóruns Microrregionais que começam na primeira semana de agosto. Com um ambiente de discussão muito mais amplo, qualquer pessoa pode participar, os fóruns irão instalar os comitês microrregionais. Também durante os Fóruns, a prefeitura do Recife vai detalhar como vai funcionar o novo modelo de Gestão Participativa da cidade.