NOTÍCIAS

| 15.07.14 - 16h18

Tenda da Saúde espera atender 1,7 mil famílias em quatro dias

[caption id="attachment_47490" align="alignleft" width="680"] Ação terá interrupção nesta quarta-feira, 16, em decorrência
do feriado municipal, retornando na quinta-feira, 17, com serviços de saúde. (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]

Até a próxima sexta-feira, 18, a população da Vila Sul, bairro do Cabanga, está recebendo a ação Tenda da Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Distrito Sanitário I. Vacinação, orientações sobre saúde bucal e prevenção de doenças contagiosas estão entre as atividades levadas à comunidade. Os serviços estarão disponíveis das 8h ao meio-dia. A Tenda da Saúde está instalada sob o pontilhão do metrô, na Avenida Sul.

“A ação é muito importante para nossa comunidade, pois podemos tomar vacina, fazer exames e receber orientações sobre doenças e gravidez”, comemorou a dona de casa Maria das Graças Silva, 34 anos. Rubinalda Souza, técnica em Tabagismo, destaca o caráter preventivo das ações e dos serviços oferecidos. “É fundamental que todos saibam como agir para evitar alguns problemas. Nossa expectativa é que as 1.700 famílias moradoras participem da Tenda da Saúde. Orientações sobre os riscos do fumo, por exemplo, está na programação, informa Rubinalda”

Max Brannyack, representante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que está mobilizando a comunidade, afirmou que a iniciativa só está trazendo benefícios. “Esse evento é uma oportunidade para as famílias que não têm tempo de levar os filhos ao médico, ou não sabem como orientá-los sobre diversos assuntos, como prevenção contra DSTs ou outras doenças”, falou. Os moradores também poderão fazer, na quinta (17) e sexta-feira (18), teste rápido de HIV e Sífilis.

O evento conta ainda com equipes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, que está vacinando os moradores contra Influenza e Pólio, e do Programa Sanar, que identifica os sintomas de Tuberculose, Hanseníase e Geo-helmintíase. Quem apresentar os sintomas será encaminhado para as unidades de saúde para dar início ao tratamento.