NOTÍCIAS

Administração | 15.07.16 - 11h31

Abre e fecha do feriado de Nossa Senhora do Carmo

O feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, neste sábado, 16 de julho, será marcado por muitas atividades de lazer e cultura para a população recifense. O Jardim Botânico do Recife (JBR), por exemplo, funciona normalmente, das 9h às 15h30. Outra opção é a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funcionará em dobro, no sábado e domingo. Ainda há várias programações disponíveis nos museus e teatros da cidade. Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura:

CIDADANIA – O Compaz do Alto Santa Terezinha fecha neste sábado (16) e abre no domingo (17). As bibliotecas municipais não abrem aos sábados.

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do feriado de Nossa Senhora do Carmo neste sábado (16), os mercados públicos municipais e as feiras novas de Água Fria e Nova Descoberta funcionarão em horário especial, das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funcionará. Já as feiras livres dos bairros acontecem normalmente. 

TRÂNSITO – Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente no feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078. Os demais serviços de atendimento ao público da CTTU não funcionam aos sábados.

TURISMO E LAZER – Neste fim de semana, vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer e Lazer na Rua em dobro. No sábado (16) e domingo (17), das 7h às 16h, a Ciclofaixa estará montada nas ruas da cidade cortando 31 bairros e convidando os recifenses a aproveitarem a folga usufruindo dos espaços públicos e praticando exercícios. O Lazer na Rua do Segundo Jardim de Boa Viagem fica à disposição de todos também no sábado e domingo, das 8h às 20h, oferecendo espaço para a prática esportiva ao ar livre. No sábado, vai ter ainda o Circuito Viva Academia Recife, também no Segundo Jardim, com atividades gratuitas de musculação, aula de dança, alongamento, recreação, das 5h30 às 12h30.

As Academias Recife não funcionarão durante o feriado, retomando todas as atividades na segunda-feira (18). O Olha! Recife, que promove roteiros de sensibilização turística, não vai estar disponível neste sábado e domingo devido a baixa procura pelo projeto em dias de feriado. Os passeios estarão disponíveis na próxima semana. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionam aos sábados, exceto as casas de acolhida do IASC.

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife, no Curado (BR-232, km 7,5), abre as portas para o público normalmente neste sábado (16). O equipamento público de lazer funcionará das 9h às 15h30. O público terá acesso aos sete jardins temáticos: de bromélias, orquídeas, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial, em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas. Há duas entradas para o pátio principal, ambas por dentro da Mata Atlântica, preservada em 10,7 hectares.

CULTURA - Neste sábado (14), dia de Nossa Senhora do Carmo, uma opção para quem quiser curtir a parte cultural do Recife será visitar os museus e galerias da cidade, ou assistir peça a preço popular.

Confira:

MAMAM - No Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o público pode conferir a exposição A História da Poesia Visual Brasileira. A mostra conta com apoio do Funcultura e é composta por cerca de 600 obras que integram o acervo do Arquivo Paulo Bruscky, propiciando uma espécie de panorama sobre uma das formas de expressão utilizada pelos artistas, a partir da segunda metade dos anos 1950.  Nomes como, Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Haroldo e Augusto de Campos, Neide Dias Sá, Falves Silva, J. Medeiros, Vicente do Rego Monteiro, Unhandeijara Lisboa, e Joaquim Cardozo, integram a exposição que fica em cartaz no Mamam até o dia 25 de julho. A entrada é franca e a mostra pode ser visitada das 13h às 17h. O Mamam fica na Rua da União 88, Boa Vista, Recife. Informações: 3355.6871/6872.

 

MUSEU DA CIDADE DO RECIFE - No sábado (16), o museu abre suas portas para a mostra Paisagens. Composta por 22 fotografias da artista visual francesa Dominique Berthé, a exposição é baseada no livro homônimo, lançado em março deste ano no MCR, e que reúne imagens captadas no nordeste brasileiro desde o início dos anos 2000, quando a fotógrafa veio morar definitivamente no país. A mostra pode ser conferida das 9h às 17h, com entrada franca, até o dia 28 de agosto. O Museu da Cidade do Recife fica no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José. A entrada é franca. Informações: 3355.3106/3107.

 

GALERIA JANETE COSTA – Na zona sul do Recife, a opção é conferir a mostra Inferno Ostentação. A exposição de pintura tem curadoria da Casa Navio (Aslan Cabral) e conta com as principais obras do Coletivo Vacilante, além de uma programação cheia de encontros e atividades. A entrada é franca. A Galeria Janete Costa fica no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, e fica aberto das 14h às 20h. Informações: 3355.9832.

 

TEATRO BARRETO JUNIOR - Ainda na zona sul, outra boa opção é conferir o espetáculo Angelicus, da Cia. Matraca de Teatro, de sexta (15) a domingo (17), no horário das 20h. No primeiro dia a entrada é franca, podendo os ingressos serem retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro. No sábado (16) e no domingo (17) os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). O espetáculo Angelicus tem texto de Hamilton Saraiva e apresenta como tema central a prostituição. A proposta é fazer o público refletir que há várias maneiras de prostituir-se, seja através do território sexual - o mais convencional - ou outras maneiras impostas pelos aparelhos ideológicos, como: igreja, família, estado, escola ou polícia. O Teatro Barreto Junior fica na Rua Estudante Jeremias Bastos, 121, Pina, Recife. Telefone: 3355.6398 / 6399.

 

SÍTIO TRINDADE – Outra opção é curtir a área verde do Sítio Trindade. O espaço estará aberto para caminhadas e passeios no horário das 5h às 19h. O Sítio fica na Estrada do Arraial, 3259, em Casa Amarela.

 

SAÚDE – Neste sábado (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo no Recife, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais já não funcionam no sábado. 

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal no feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência  do HMR já está funcionando neste feriado de Nossa Senhora do Carmo, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Bandeira Filho) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente. Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicase Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.