NOTÍCIAS

Administração | 15.07.22 - 19h00

Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife neste sábado (16)

img_alt

Foto: Iggor Gomes/PCR

Neste sábado (16), Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, alguns serviços da Prefeitura do Recife continuarão funcionando. Vai ter vacinação contra a covid-19 no Geraldão, além de testes para detectar a doença em bairros como Casa Amarela, Boa Viagem e Cordeiro. Para quem quiser aproveitar bem o feriado, há várias opções de cultura e lazer: Semana Hermilo no Teatro Hermilo Borba Filho, Olha! Recife com dois roteiros diferentes, e Jardim Botânico do Recife com atividades especiais de férias. As feiras e mercados públicos da cidade também estarão abertos das 6h às 18h.

 

Confira os serviços que serão oferecidos neste feriado municipal:

 

SAÚDE - Neste sábado (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, a vacinação anticovid vai acontecer normalmente, por agendamento, das 7h às 18h30, no centro montado no Geraldão, na Imbiribeira, e sem agendamento nos locais de imunização itinerante. Os outros pontos, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na segunda-feira (18).

 

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, também estarão realizando, das 8h às 17h, os exames para detectar o novo coronavírus. Para ter acesso aos testes nesses locais, não é preciso agendar. Aqueles que preferirem, podem marcar o horário através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/). Os outros pontos reabrem na segunda-feira (18).

 

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

 

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

 

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (18).

 

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

 

CULTURA - No dia da padroeira da cidade, não faltarão opções para o Recife celebrar uma de suas mais sagradas vocações: a cultura. No Teatro Hermilo, a partir das 18h30, terá início a Semana Hermilo, programação realizada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar um dos homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste. 

 

A primeira noite de atividades será musical, com uma apresentação do Pastoril do Véio Mangaba. A programação é gratuita, aberta ao público e segue até o próximo dia 20. O teatro fica na Avenida Cais do Apolo, no Recife Antigo.

 

Pertinho dali, na Praça do Arsenal, o museu Paço do Frevo é outra opção de lazer e encantamento, convidando a uma visita ao ritmo que é patrimônio cultural da humanidade. Aos sábados e domingos, o Paço funciona das 11h às 18h.

 

Para quem for dedicar o sábado à santa, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife montaram as estruturas de palco e som para a festa da padroeira.

 

TURISMO E LAZER - Uma forma de aproveitar o sábado (16) é desbravando a cidade, conhecendo as curiosidades dos atrativos turísticos e muito mais. O Olha! Recife promove roteiros diferenciados, semanais e gratuitos. Amanhã serão duas opções de passeios, sendo um a pé, com o tema Parque da Jaqueira, Jardim do Baobá e Parque das Graças, e um de ônibus com destino ao Jardim Botânico do Recife. Outros passeios também estão disponíveis para os próximos dias. No site www.olharecife.com.br as pessoas podem se informar sobre os roteiros e garantir a sua vaga. Os parques Santana e Macaxeira também funcionam normalmente neste final de semana, com parques infantis, área esportiva e espaço de convivência. 

 

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR) estará aberto no dia 16 de julho, feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo. Nesse dia, o equipamento ambiental dará continuidade às atividades especiais de férias, oferecendo uma caminhada ecológica e a oficina “Meu quadro de plantas". As atividades da Ecoférias são gratuitas, abertas ao público e com limite máximo de 30 crianças, as inscrições são feitas na portaria do local 30 minutos antes. O JBR funciona normalmente das terças aos domingos, 9h às 15h, com entrada gratuita.

 

FEIRAS E MERCADOS - As feiras livres e os mercados públicos do Recife funcionarão normalmente neste sábado (16), das 6h às 18h.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS -  Neste sábado (16), funcionarão Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

 

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

 

TRÂNSITO - Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.