NOTÍCIAS

| 15.08.12 - 10h28

Campanha de atualização da caderneta de vacinação começa neste final de semana no Recife

Lançamento municipal será sábado (18), na Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira, a partir das 8h
 
Por Junior Aguiar
 
Com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal das crianças com idades entre zero e cinco anos no Recife - um público de aproximadamente 103 mil -, a Secretaria Municipal de Saúde dará início neste sábado (18) à Campanha Nacional para Atualização da Caderneta de Vacinação. Até o dia 24 deste mês, mais de 150 unidades de saúde da capital estarão a postos para imunizar as crianças que ainda não estão totalmente cobertas com as vacinas necessárias ao desenvolvimento saudável como a BCG, hepatite B, poliomielite, entre outras. O lançamento municipal será na Policlínica Albert Sabin, no bairro da Tamarineira, a partir das 8h e contará com a presença do secretário Municipal de Saúde, Humberto Antunes.
 
A partir deste ano, o Ministério da Saúde incluiu no calendário as vacinas pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – conheça-as abaixo. Além delas, outras vacinas estarão disponíveis, como a BCG, hepatite B, Vacina Oral Poliomielite, rotavírus, pmeumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
 
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Recife, Elizabeth Azoubel, o mais importante será resgatar àquelas crianças que estão com o calendário atrasado. “Vamos nos empenhar em atualizar os calendários que estiverem atrasados para que estas crianças recebam todas as vacinas necessárias, diminuindo assim os riscos de doenças”.  
 
Na última campanha de vacinação realizada no Recife, em junho deste ano, a meta foi superada. Mais de 99% das crianças que fazem parte da faixa etária foram vacinadas contra a poliomielite. O esperado era imunizar pelo menos 95% do público alvo.
 
Os pais ou responsáveis que queiram saber a unidade de saúde mais próxima de casa para levar as crianças, basta ligar gratuitamente para a ouvidoria do SUS Recife através do número 0800.281.1520. O tele atendimento funciona das 7h às 19h de segunda a sexta-feira sem intervalo para almoço.
 
Saiba Mais
 
Vacina Pentavalente - É uma vacina injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo B (meningite e outras doenças bacterianas) -  e a vacina contra a hepatite B. Significa uma injeção a menos para as crianças. A pentavalente será administrada aos dois, quatro e seis meses de vida.
 
Vacina Polio Inativada - A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.