NOTÍCIAS

Cultura | 15.08.13 - 15h37

Prefeitura do Recife revitaliza jardins da Praça Euclides da Cunha

[caption id="attachment_37349" align="alignleft" width="680"] Numa iniciativa inédita, a PCR promoverá as melhorias através de compensação ambiental aplicada a uma empresa. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, começa, nesta quinta-feira (15), a revitalização dos jardins da Praça Euclides da Cunha, na Madalena. O logradouro, projetado pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx, será o primeiro a receber melhorias através de uma compensação estabelecida pelo Município a uma empresa por ter construído em setor de sustentabilidade ambiental. A iniciativa visa recompor a vegetação da área respeitando o desenho original que remete ao cenário do sertão nordestino.

“As praças são importantes áreas verdes da cidade e elas ajudam a garantir a qualidade de vida da população. Por isso, estamos iniciando um processo de determinar compensações ambientais também através da revitalização e manutenção de logradouros. Deflagramos esta ação com uma praça emblemática que tem grande valor artístico e histórico. Também estamos desenvolvendo projetos de mitigação para a Praça do Derby e para as academias da cidade”, adiantou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.

Aprovada pelo Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco, a ação prevê o plantio de 65 mudas de espécies arbóreas e cactáceas. Entre elas, estão Jurema, Barriguda, Umbu, Craibeira, Coroa-de-frade, Facheiro, Bugi, Mandacaru e Palma. Todas estão presentes no bioma da caatinga. As cactáceas serão colocadas no canteiro central, como no projeto de Burle Marx. Também serão realizados serviços de limpeza no espaço, o controle de plantas invasoras e replantio de grama nos canteiros que possuem forma de elipse.

Para preservar e garantir o sucesso na regeneração da flora, ainda será implantado um pequeno gradil nos jardins do logradouro. Ele terá 0,50m de altura e aspecto semelhante aos já existentes nas praças de Casa Forte e do Derby, cujos desenhos são assinados pelo mesmo paisagista. Além da revitalizar o local, a empresa ficará responsável por fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo, irrigar, fazer o tutoramento das plantas, etc).

Essa mitigação integra o Projeto de Revitalização/Implantação de Áreas Verdes (PRAVs) e está prevista em lei municipal. Ela é promovida sempre que uma companhia opta por erguer empreendimentos em determinados locais, a exemplo das margens de rio. Todos os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo da instituição privada, sendo orientada e fiscalizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.