Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 15.08.18 - 14h57

CTTU realiza ação educativa em alusão ao Dia do Ciclista

img_alt

Cerca de 200 crianças participaram das atividades realizadas no Compaz Ariano Suassuna (Foto: Cortesia)

 

Em alusão ao Dia do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), realizou, na manhã desta quarta-feira (15), uma ação educativa com a participação dos arte educadores da Trupe da CTTU. O intuito das atividades foi a conscientização do comportamento seguro no trânsito. Participaram do evento cerca de 200 crianças, pais e responsáveis que frequentam o Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro.

Durante a peça teatral, interpretada pela Trupe da CTTU, foram ressaltadas a importância da utilização de itens fundamentais para a segurança do ciclista, como joelheira, cotoveleira, capacete e roupas claras, além da instalação de retrovisor, campainha e sinalização noturna na bicicleta. O público ainda recebeu material educativo sobre segurança viária e respeito entre os diversos modais de transporte.

A enfermeira Vilma Silva e seu filho Carlos, de 7 anos, são frequentadores do Compaz Ariano Suassuna desde a sua inauguração, em 2017. Para ela, a educação para o trânsito pode salvar vidas e esse conhecimento é preciso ser repassado desde cedo. "As crianças precisam aprender sobre respeito não só em casa, mas também no trânsito. Hoje, elas aprenderam que todos os modais fazem parte do trânsito e cada um tem seu papel na segurança", disse a enfermeira.

CAMPANHAS EDUCATIVAS - A educação para o trânsito é considerada um dos pilares mais importantes na gestão de trânsito do Recife. Por isso, a CTTU vem realizado diversas campanhas educativas com foco na conscientização dos condutores no respeito às leis de trânsito e na proteção dos ciclistas e pedestres, focando, principalmente, em ações dentro das escolas públicas e privadas do município, uma vez que as crianças e adolescentes são considerados agentes multiplicadores. Entre os temas abordados estão condutas seguras e atitudes cidadãs no trânsito, como o respeito aos pedestres e aos ciclistas. Além disso, são elaboradas diversas ações de ruas, que atingem um público-alvo mais amplo, com o intuito de abranger pessoas de todas as faixas etárias, a exemplo da Operação Volta às Aulas, realizada de 1º a 10 de agosto.