Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 15.08.22 - 09h06

Viva os Bairros é celebrado no Totó com muita festa e diversos serviços

img_alt

Evento realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, ofereceu serviços de saúde, polos de economia e ambiente de lazer para as famílias. Prefeito, João Campos, conferiu a programação neste sábado (13). (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O sábado (13)  foi de muita música, artesanato, brincadeiras infantis, culinária regional, e serviços de saúde no bairro do Totó. Tudo isso integrou o Viva os Bairros, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O evento é inspirado no Viva Guararapes, feito em parceria com o Programa Recentro, no Centro do Recife. A programação aconteceu das 15h às 20h e movimentou a Rua Ana Carneiro de Albuquerque, em frente à Capela São José. O prefeito, João Campos, conferiu as atrações no local. 

"Vim prestigiar mais um Viva, e tem tudo. Polo infantil, de saúde, vacinação. Tem a feirinha, valorizando os comerciantes locais. A gente olhar essas famílias e crianças, todo mundo comemorando, é bom demais", destacou o Prefeito João Campos.

O Polo Infantil contou com recreação, infláveis, pula-pula e muita diversão. No polo dedicado à economia criativa, houve feira de artesanato e de gastronomia, a fim de abrir espaço para os empreendedores locais. O palco do Polo Cultural recebeu o DJ Guilherme e, em seguida, as bandas Aborto do Cavaco, Douglas Rocha dos Teclados, Grupo Só Chique e a banda Idea Fixa. 

Com as vastas opções de lazer, a pequena Maria Laura, oito anos, passou a semana inteira ansiosa pelo Viva. E a mãe, Vivian Carvalho, 36 anos, também não ficou para trás. 

"Moro aqui próximo e a Maria ficou super animada. Passou a semana toda perguntando se já tinha chegado o sábado. Tem também o carro da mamografia. Tudo isso é muito importante pro bairro, em geral", destacou.

O Polo de Saúde, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, contou com ações robustas. Houve mamógrafo disponível para atender pessoas com idades entre 50 e 69 anos. Além disso, teve testagem de covid-19 e atualização da carteira vacinal, com aplicação de vacinas contra a covid-19 e contra influenza.   

Ainda no polo dedicado à saúde, teve atenção à saúde bucal, com oficina de escovação dental supervisionada, distribuição de kits, orientações e distribuição de material informativo. Houve um espaço dedicado à saúde mental, com contação de história, dinâmica acerca inteligência emocional, receitas de chás calmantes e degustação. A população também recebeu orientação nutricional e sobre amamentação. Já o programa Academia da Cidade esteve com profissionais realizando avaliação física e instruções referentes a exercícios físicos. 

Foi possível, ainda, emitir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ter à disposição o serviço de aferição de pressão arterial e hemoglicoteste. Equipes da Vigilância Ambiental ofereceram orientações sobre arboviroses.