Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.08.23 - 19h00

Recife leva vacina contra HPV e meningite para shoppings da cidade

Os imunizantes são voltados para o público adolescente e também estarão disponíveis no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. Não há necessidade de agendamento

A Prefeitura do Recife iniciou a aplicação das vacinas contra HPV e meningite ACWY (conjugada), voltadas para o público adolescente, nos Centros de Vacinação instalados nos shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; e Boa Vista, na área central da cidade; além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. O atendimento é realizado de acordo com o horário de funcionamento de cada um dos locais e não precisa de agendamento. A decisão visa ampliar as coberturas dos imunizantes na capital.

 

“É importante que todos estejam vacinados, com os esquemas completos, para evitar o adoecimento e também minimizar as chances de transmissão dessas doenças que podem ter consequências graves ou até levar à morte. Como esse público adolescente tem uma grande circulação pelos shoppings e possui maior autonomia, a Secretaria de Saúde resolveu levar esses imunizantes para os locais como forma de facilitar a rotina das famílias”, destaca a gerente de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.

 

O imunizante contra o HPV (Papilomavírus humano) é destinado às meninas e meninos entre 9 e 14 anos. O esquema vacinal deste grupo é composto por duas doses do imunizante, que devem ter um intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. Esse imunobiológico, que deve ser aplicado, preferencialmente, antes do início da vida sexual, protege contra doenças causadas pelos tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus HPV, que podem causar câncer do colo do útero e ânus, por exemplo.

 

Já a vacina meningocócica ACWY (conjugada) é ofertada ao público não-vacinado entre 11 e 12 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, e ampliada para faixa etária de 13 e 14 anos até dezembro de 2023, considerado o Comunicado de 31/05/2023 do Ministério da Saúde. O esquema desse imunizante é feito com dose única, não sendo necessário repetir a aplicação. Segundo o Ministério da Saúde, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença meningocócica. Por isso, é necessário ampliar a vacinação para que haja uma diminuição do número de portadores da bactéria na nasofaringe.

 

As vacinas podem ser aplicadas no mesmo momento, inclusive junto aos imunizantes contra covid-19 e gripe - as duas últimas também continuam disponíveis nos Centros de Vacinação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Para ser vacinado, o adolescente deve estar acompanhado dos pais ou responsável maior de 18 anos. Para agilizar a vacinação, a recomendação é que os usuários levem um documento de identificação com foto, a carteira de vacinação e o cartão SUS ou CPF. 

 

Os horários de funcionamento dos cinco Centros de Vacinação podem ser conferidos no site https://conecta.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife. É importante destacar que as duas vacinas, que fazem parte do Calendário de Vacinação de Rotina, continuam disponíveis nas mais de 150 salas de vacina do município. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, também sem necessidade de agendamento.

 

Fique atento aos novos locais e seus horários de vacinação:

 

- Shoppings centers Recife, RioMar, Tacaruna e Boa Vista*Segunda a sábado, das 9h às 19h,  no domingo, das 12h às 19h.

- Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes (Casa Forte): de domingo a domingo, das 8h às 18h.

 

*No domingo, o shopping Boa Vista abrirá vacinação a partir das 11h.