NOTÍCIAS

Cultura | 15.09.13 - 19h27

Bairro Legal completa um mês com milhares de multas, além de veículos rebocados e calçadas demarcadas

[caption id="attachment_38387" align="alignleft" width="680"] 3165 veículos multados cometendo infrações de trânsito, 100 foram rebocados. (Foto:Arquivo/PCR)[/caption]

A partir de segunda-feira (16), o projeto amplia a área de atuação

O projeto Bairro Legal, da Prefeitura do Recife, iniciado no Pina e Boa Viagem no dia 14 de agosto, completou um mês neste sábado somando centenas de ações de trânsito e de controle Urbano. Nesses 30 dias de operação, comandada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) multou 3.165 veículos que estavam estacionados em local irregular e, com isso, atrapalhando a mobilidades das pessoas. Desse total, 100 foram rebocados.

Durante esse primeiro mês, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) realizou várias ações com o objetivo de liberar o passeio público para os pedestres. Foram 162 estabelecimentos comerciais que tiveram as calçadas demarcadas para evitar o estacionamento irregular de veículos e 162 pinos de ferro retirados de calçadas.

No dia que o Bairro Legal completou um mês, neste sábado (14), a Secon fez uma operação para a retirada de carcaças de veículos na região. Três carcaças que ocupavam a rua ou passeio público foram removidas.

Uma outra ação de trânsito foi realizada no último dia 2, com a implantação de um binário nas ruas Padre Luiz Marques Teixeira e João Dias Martins, vias que fazem a ligação entre as ruas Barão de Souza Leão e Marquês de Valença. A mudança, aprovada por moradores e comerciantes, melhorou o tráfego na região.

O projeto Bairro Legal tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade através de ações de fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano. Os primeiros locais beneficiados são os bairros do Pina e Boa Viagem. Nessas áreas, a ação deve durar de cinco a seis meses. Em breve, outras regiões da cidade receberão a iniciativa.

Equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e Secretaria-Executiva de Operações (Seop) ocupam o Pina e Boa Viagem, onde estão sendo coibidas com maior fiscalização infrações como estacionamento proibido, carga e descarga, fila dupla e obstrução de calçadas.

Nesse primeiro momento, a ação foi focada nos principais corredores viários que cortam os dois bairros: Av. Herculano Bandeira, Rua Capitão Rebelinho, Av. Domingos Ferreira, Av. Conselheiro Aguiar, Rua dos Navegantes e Av. Boa Viagem, no trecho entre a Av. Antônio de Góes e Antônio Falcão.

A partir de segunda-feira (16), a operação será ampliada e segue para o trecho entre a Antônio Falcão e Armindo Moura. Em um terceiro momento, em outubro, a ação vai focar as transversais dos principais corredores, além de Brasília Teimosa, Bode e Beira-Rio.

BALANÇO BAIRRO LEGAL / 1 MÊS

3165 veículos multados cometendo infrações de trânsito
100 carros, motos e caminhões rebocados
1 binário implantado (nas ruas Padre Luiz Marques Teixeira e João Dias Martins)
162 estabelecimentos com as calçadas demarcadas o que é passeio público e o que é estacionamento
264 pinos de ferro retirados de calçadas
4.009 placas, faixas, banners e bandeirolas de propagandas irregulares retirados de postes e árvores
47 cavaletes apreendidos no passeio público
5 correntes apreendidas
1 jardineira removida de calçada
275 notificações por uso indevido do passeio público
418 informativos entregues
1 rampa irregular demolida
28 cones apreendidos
3 carcaças de carros abandonados recolhidas
*3 estabelecimentos tiraram, por conta própria, os pinos de ferro que tinham instalado no passeio público