Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.09.22 - 10h44

Prefeitura do Recife amplia vacinação contra meningite e HPV

img_alt

A vacina meningocócica ACWY (conjugada) foi ampliada para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos de idade; já a vacina contra HPV passa a ser aplicada para meninos de 9 a 14 anos. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

A Prefeitura do Recife ampliou a vacinação contra meningite e HPV nas mais de 150 salas de vacina da Rede Municipal. A partir de agora, a vacina meningocócica ACWY (conjugada) passa a ser disponibilizada para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos (antes, era ofertada para pessoas de 11 e 12 anos), enquanto que os meninos de 9 a 14 anos deverão receber a vacina contra o HPV (até então, apenas garotos de 11 a 14 anos poderiam tomar o imunizante).

Para teacesso ao imunizante, esses públicos devem procurar uma das salas de vacina do município (a lista completa dos locais pode ser conferida aqui), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS ou CPF .

A ampliação dos públicos aptos a receber as vacinas foi recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo o MS, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença meningocócica, por isso é necessário ampliar a vacinação para que haja uma diminuição do número de portadores da bactéria na nasofaringe. A vacina conjugada meningocócica ACWY deverá ser ofertada temporariamente para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos, até junho de 2023. 

Já a vacina que protege contra o HPV (Papilomavírus humano) foi ampliada de forma fixa para os meninos de 9 a 14 anos - as meninas na mesma faixa etária já recebem o imunizante. Dessa forma, as crianças e adolescentes contemplados nesses grupos devem receber duas doses do imunizante. A vacina protege contra doenças causadas pelos mais de 100 tipos do vírus HPV, que podem causar câncer, principalmente do colo do útero e ânus. Em 2021, foram registrados 68 óbitos por câncer de colo do útero no Recife. Até junho deste ano, a cidade já soma 32 mortes causadas pela doença. 

DOENÇAS - A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus e nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Embora pessoas de qualquer idade possam contrair meningite, as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa. 

A transmissão da meningite ocorre através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele e moleza. Existem 13 sorogrupos identificados de N. meningitidis, porém os que mais frequentemente causam doença são o A, o B, o C, o Y e o W135.

O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas nas regiões genitais e do ânus, e câncer, a depender do tipo de vírus. É uma infecção sexualmente transmissível (IST) que, muitas vezes, não provoca sintomas. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Além disso, o uso do preservativo (camisinha) masculino ou feminino nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV.