Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.09.22 - 20h43

Prefeitura do Recife intensifica Campanhas de Multivacinação e Poliomielite com drive thru itinerante

img_alt

Ação em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) começa nesta sexta-feira (16) e segue até o fim deste mês, cada dia em um local diferente. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais e ampliar ainda mais o acesso aos imunizantes, a Prefeitura do Recife vai disponibilizar, a partir desta sexta-feira (16), um drive thru itinerante para vacinação contra poliomielite e atualização do cartão vacinal. A ação, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), faz parte dessas duas Campanhas Nacionais e segue até o fim deste mês, cada dia em um local diferente (confira a programação completa abaixo). Neste primeiro dia, o caminhão estará instalado, das 8h às 12h, no Córrego do Curió, em Dois Unidos.

No drive thru, os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife também vão vacinar quem chega a pé, de bicicleta ou moto, por exemplo. Podem receber a vacina contra poliomielite as crianças de 1 a menores de cinco anos - atualmente, no Recife, a cobertura vacinal desse imunizante está em 29%. Já a atualização de cartão vacinal é voltada para adolescentes até 14 anos. 

São disponibilizados mais de 15 imunizantes que já fazem parte do calendário de vacinação de rotina. Entre as vacinas disponíveis estão hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa. Cada uma delas é voltada para um público específico e os profissionais avaliam quem pode recebê-las de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. 

A orientação da Sesau é que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes para que os profissionais do Programa de Imunização do Recife possam avaliar a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas. É imprescindível levar um documento de identificação da criança ou adolescente e do responsável, além do cartão de vacinação, se tiver este último.

A Secretaria reforça que a vacinação destes públicos também está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas mais de 150 salas de vacina da capital pernambucana. Além disso, os imunizantes também são oferecidos nos shoppings Recife, em Boa Viagem, e RioMar, no Pina (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h), e Boa Vista (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 10h às 19h).

 

Confira a programação completa do drive thru: 

 

16/09 - Córrego do Curió: Rua da Liberdade, s/n, Dois Unidos (8h às 12h) 

17/09 - Praça 20 de Julho: Campo Grande (8h às 17h)

18/09 - Parque da Jaqueira (8h às 17h) 

19/09 - ESCOLA M. NOVA DESCOBERTA - RUA SANTA TEREZINHA S/N LADO DOTERMINAL DE ONIBUS NOVA DESCOBERTA CABUGÁ (8h às 17h) 

20/09 - Estrada dos Macacos, s/n, Vila Aritana/Guabiraba (ponto de referência: próximo à USF Sítio dos Macacos) (8h às 17h) 

22/09 - TI Joana Bezerra: Av. Central, s/n, Joana Bezerra (8h às 17h) 

23/09 - Comunidade Berardo: Rua Antônio de Sá, Prado (ponto de referência: na esquina com a padaria do Dodo) (8h às 17h) 

24/09 - Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: Rua Frei Orlando, s/n, Iputinga (8h às 17h) 

25/09 - Primeiro Jardim de Boa Viagem, Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem (8h às 17h) 

26/09 - Praça ABC: Rua Neto Campelo Júnior, Mustardinha (8h às 17h) 

27/09 - Academia da Cidade Polo UR-5: Rua Capitão Vicente, Cohab (8h às 17h) 

28/09 - Praça da Mauriceia, Rua Jean Emile Favre, s/n, Ipsep (8h às 17h) 

29/09 - Caçote: Avenida Capitão Gregório de Caldas, 121, Caçote (8h às 17h) 

30/09 - Ibura: Rua Alvorada do Sul, s/n, Ibura (ponto de referência: próximo a Av. Dois Rios) (8h às 17h)

04/10 - Largo do Salgado: Travessa do Salgado, Santo Amaro (8h às 17h)