Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDEC

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 15.09.22 - 15h42

Rec’n’Play: Prefeitura do Recife terá programação ampla e diversa

img_alt

De 16 a 19 de novembro, gestão municipal será parceira da iniciativa e vai promover debates, palestras e ações com foco em tecnologia e inovação, além de estímulo ao empreendedorismo e agendas culturais e de lazer. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

 

O Rec'n'Play, um dos maiores eventos de tecnologia, empreendedorismo e cultura do Brasil, acontecerá de 16 a 19 de novembro, na capital pernambucana e terá extensa programação por parte da Prefeitura. No roteiro, serão realizadas ações gratuitas de promoção à cidadania, ao lazer e ao empreendedorismo, além de debates com especialistas e rodadas de negócios para fomentar novos investimentos nas áreas de ciência e tecnologia. Trata-se da participação multidisciplinar de mais de 20 secretarias, autarquias, empresas e projetos do executivo municipal. O Rec'n'Play é realizado pela parceria entre o Núcleo de Gestão do Porto Digital e a Ampla, com patrocínio da Prefeitura, e ocorre nos bairros do Recife e de São José. A última edição movimentou um público de mais de 60 mil pessoas. O prefeito do Recife João Campos participou do lançamento do festival nesta quinta-feira (15).

 

“Acabamos de fazer o lançamento do Rec’n’Play deste ano, que está muito maior que as últimas edições. Este ano vai ser gigante, já que é uma referência em tecnologia, empreendedorismo, cultura e economia criativa para o Brasil inteiro. O Rec’n’Play não é apenas uma experiência de tecnologia, mas é uma experiência de cidade, de convivência, de ativação em diversas frentes. Vai ser gigantesco, maravilhoso, recifense, com a cara que a nossa cidade tem”, comentou o prefeito. “E o Rec’n’Play tem um papel muito importante no Recife no sentido de conectar as pessoas a nossa cidade, de incentivar a economia criativa. Com ele, a gente cria um espaço público de qualidade, promovendo a interação entre as pessoas, e das pessoas com a cidade. A gente quer que o Rec’n’Play se torne cada vez maior e, quem sabe, se torne o maior do mundo”, acrescentou João.

 

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, detalhou algumas das novidades da edição deste ano. “São mais de 500 atividades, shows na rua, conteúdos durante o dia. Haverá muitos prédios abertos, inclusive o Chanteclair, que a cidade vai conhecer por dentro também. Vai ter muita coisa legal que vai acontecer. No sábado, inclusive, tem o Dia Kids, com o show do Mundo Bita. E na sexta-feira, teremos uma homenagem especial ao movimento Manguebeat, com show de Otto e também de Mundo Livre”, detalhou Pierre. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (Sdecti) coordena as ações da Prefeitura, através da Gerência Geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, e participará do Rec'n'Play com atividades ligadas diretamente às temáticas de tecnologia, além de ações da Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas (SEPE), do Investe Recife e do Crédito Popular do Recife (Credpop), unidades vinculadas à secretaria com foco no estímulo à economia.

 

"É um grande festival de inovação que consolida o protagonismo nacional do Recife nesta pauta. Ele permite integrar os diversos atores do ecossistema de inovação, incluindo empresas, universidades, estudantes, gestores públicos e sociedade civil. Também populariza o tema da tecnologia ao facilitar o acesso para o público leigo e estimular os jovens a mergulhar nas oportunidades desse tipo de empreendedorismo inovador. Por fim, o evento atrai investidores de outras cidades, que voltam seus olhares para tecnologias desenvolvidas no Recife”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux.

 

O Investe Recife, criado para atrair e reter os investimentos e aumentar os negócios na capital pernambucana, promoverá palestras, rodadas de negócios e atrações culturais. Já a Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas vai levantar o tema sobre Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O Credpop, que apoia pequenos empreendedores, vai selecionar 15 negócios beneficiados para participar do Rec'n'Play. Os escolhidos comercializarão os seus produtos em local estratégico da feira.

 

A equipe técnica do Parque Capibaribe apresentará os avanços do projeto que está revitalizando a orla do Rio Capibaribe, além de realizar um debate sobre o processo de organização do concurso nacional de projeto para as passarelas, lançado em conjunto com ARIES e Instituto de Arquitetos do Brasil, cujo resultado deve ser anunciado antes do festival.

 

O programa municipal de inovação aberta, executado em conjunto pela Emprel, SETD e SDECTI, também terá um destaque na programação. Além de uma apresentação da Estratégia de Inovação e Transformação Aberta (Eita!Recife), já estarão presentes nas ruas do bairro do Recife algumas experimentações tecnológicas do Eita!Labs, o living lab da Prefeitura do Recife lançado em maio deste ano. A Emprel promoverá, ainda, o encontro Gov In Play, voltado para discutir a inovação no setor público, e o hackathon Hacker Cidadão, que chega à sua 9ª edição oferecendo pela primeira vez desafios de inovação em duas temáticas: mobiliário urbano e internet das coisas, onde as soluções vencedoras poderão ser experimentadas no ambiente do EITA!Labs.

 

PREFEITURA DO RECIFE - A programação da Prefeitura do Recife no Rec'N'Play é voltada para todas as idades, com trilhas de conhecimento desenvolvidas pelo próprio poder público e, também, em parceria com a iniciativa privada. Veja as demais participações:

 

A Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) vai promover o empreendedorismo no atendimento aos programas Conecta e Go Recife, com orientações para o segmento da economia criativa voltada para o público geek.

 

A Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, vai realizar uma atividade a respeito do desenvolvimento de jogos para a primeira infância.

 

A Secretaria da Mulher vai promover oficina de turbante, palestras com a robozinha "Glória" sobre violência de gênero e cineclube, além de disponibilizar equipes volantes para atendimento à mulher em situação de violência.

 

A Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional vai abrir uma Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, para atendimento e facilitação dos processos de abertura de empresas e outros serviços voltados para os Microempreendedores Individuais.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas terá diversas oficinas, como de Libras, Direitos Humanos e Gerontologia.

 

A Secretaria de Segurança Cidadã promoverá oficinas, painéis, palestras e mesas-redondas trazendo como foco principal a utilização de plataformas digitais para a transformação das comunidades, empoderando e valorizando a cultura das favelas.

 

A Secretaria de Agricultura Urbana participará do Rec'N'Play com o Festival de Celebração da Boa Comida, onde será possível comprar alimentos agroecológicos diretamente de famílias produtoras e degustar pratos criados por restaurantes convidados.

 

A Secretaria de Esportes tem como ação confirmada uma palestra sobre a prática de atividade física como aliada da saúde pública.

 

Já a Secretaria de Educação oferecerá oficinas de computação criativa e de cinema de animação, além de palestras sobre robótica.

 

A Secretaria da Juventude fará o lançamento da Startup Weekend Recife Sobre o Clima, evento onde jovens entre 16 e 21 anos desenvolvem novas ideias para criação de produtos em equipes.

 

Detalhes sobre a programação completa e inscrições serão disponibilizados posteriormente no https://recnplay.pe , nas redes do Rec'N'Play e da Prefeitura do Recife.

ASSUNTOS: