NOTÍCIAS

Cultura | 15.10.14 - 10h56

Prefeitura oferece curso de capacitação para ambulantes de Água-Fria

Os 30 comerciantes cadastrados receberão orientações de empreendedorismo e manipulação de alimentos. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) iniciou, na tarde da última segunda-feira (13), no auditório do Santa Cruz Futebol Clube, no Arruda, o curso de capacitação para 30 comerciantes cadastrados no bairro de Água-Fria, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo é transmitir aos comerciantes noções de empreendedorismo, manuseio de alimentos, higiene, além de atendimentos e negócios.

O curso acontecerá de segunda à sexta-feira, totalizando 60h/aula. Hoje, a disciplina ministrada foi administração, sob o comando do consultor e instrutor do Sebrae Zacarias Bezerra. “Este curso é um privilégio para os comerciantes. Aqui eles terão a oportunidade de entrar em contato com linhas de pensamento que não tinham antes, aprimorando consideravelmente o modo como eles irão lidar com o cliente”, completou.

A ideia da Prefeitura do Recife é realizar este tipo de capacitação com todos os comerciantes cadastrados da cidade até o fim da gestão. “Nós estamos iniciando uma nova etapa para o comércio informal na cidade. Queremos que eles tenham condições de aprimoramento, melhorando o relacionamento do comerciante com o cliente. A cidade toda ganha com essa iniciativa”, comenta o presidente da Csurb, Luis Alexandre Almeida.

Para os comerciantes a iniciativa foi muito bem vinda. Josenir Francisco de Lima, 30 anos, trabalha com a comercialização de frutas e verduras em Água-Fria há 15 anos. Começou ajudando o pai, também vendedor ambulante. “Esse trabalho está nos ajudando a melhorar. A gente sai daqui pensando em como colocar em prática o que os professores dizem. E o melhor é que é de graça”, finaliza.

Para os comerciantes do bairro da Zona Norte, as aulas estão sendo ministradas em dois horários, sempre das 15h às 18h e no turno da noite, das 18h às 20h. O próximo bairro contemplado com a capacitação será Afogados.