NOTÍCIAS

Turismo | 15.10.15 - 15h10

Olha! Recife tem roteiro dedicado ao sociólogo do sabor, Gilberto Freyre

Passeio de ônibus terá destino à Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre, em Apipucos. Os bairros do Derby e de Santo Amaro serão os temas dos passeios a pé e de bicicleta. No rio, o catamarã percorrerá 14 bairros, até Casa Forte

 

Primeiro intelectual brasileiro a debruçar-se sobre os hábitos alimentares da população para explicar a formação da sociedade brasileira, Gilberto Freyre, o mais pernambucano dos sociólogos, é tema de um dos roteiros do Olha! Recife deste fim de semana. Lançado em agosto e realizado uma vez por mês, o roteiro de ônibus literário sai da Praça do Arsenal, às 14h do sábado (17),  com destino à Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre, em Apipucos.

No espaço, os visitantes serão apresentados ao bosque de pitangueiras tão apreciado por Freyre, à pequena capela e à casa ainda ambientada com os móveis e decoração concebida pelo célebre casal. O tour ainda passa pelo bairro de Apipucos e termina na Academia Pernambucana de Letras, onde haverá uma encenação dedicada à obra de Gilberto Freyre. A apresentação é aberta ao público e está marcada para as 16h30.

No sábado pela manhã, o passeio de catamarã seguirá pelo roteiro estendido, saindo do Cais das Cinco Pontas e cortando 14 bairros até Casa Forte. A embarcação tem saída marcada para as 9h, do Catamaran Tours, no Bairro de São José.

O passeio a pé, no domingo (18), será dedicado àquele que foi um dos mais aristocráticos bairros do Recife, famoso por suas construções, como o antigo mercado público Coelho Cintra, hoje quartel da Polícia Militar. O roteiro com destino ao Derby passará ainda pelo Hospital da Restauração, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, Capunga, conjunto arquitetônico da rua das Creoulas, Capela de Santa Terezinha, Praça do Derby, Memorial da Medicina, antigo pavilhão de óbitos e Fundação Joaquim Nabuco. O grupo sairá do Parque Amorim, em frente à Igreja Batista da Capunga.

Também a partir das 9h do domingo, o Olha! Recife Pedalando percorrerá o bairro de Santo Amaro. Na região central do Recife, integrando o centro expandido, o bairro conta com o maior cemitério da cidade e antigas igrejas como a de Santo Amaro das Salinas, que deu nome ao bairro. A Vila Naval, o Monumento a Simón Bolívar e outras edificações serão também contempladas pelo passeio que termina na Ponte Santa Isabel.

Todos os passeios do Olha! Recife são gratuitos e oferecem um tour pela cidade com acompanhamento de guias de turismo. Para participar, é necessário se inscrever nesta sexta-feira (16), a partir das 9h, pelo sitewww.olharecife.com.br. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

 

Serviço

 

Olha! Recife no Rio

Tema: Recife e seus Bairros

Quando: Sábado (17), às 9h

Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

 

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Literário - Gilberto Freyre

Quando: Sábado (17), às 14h

Saída: do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Santo Amaro

Quando: Domingo (18), às 9h

Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Derby

Quando: Domingo (18), às 9h

Saída: Parque Amorim - Em frente à Igreja Batista da Capunga