Prefeitura do Recife inaugura novo Centro POP para atender a população em situação de rua
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, inaugurou mais um Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) para atender a população em vulnerabilidade e risco social que utiliza as ruas como local de moradia e/ou sobrevivência. O Centro POP Maria Lucia dos Santos está localizado no bairro de Santo Antônio e leva este nome em homenagem à baiana coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, falecida em 2018. O novo equipamento irá funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, da mesma maneira que as outras duas unidades do tipo existentes no Recife.
O Centro POP Maria Lucia dos Santos irá dividir com o Centro POP Glória, localizado na Boa Vista, a demanda dos bairros do Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade, Ilha Joana Bezerra, Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Pina, Ibura e Jordão. Na nova unidade o atendimento será realizado por 40 servidores públicos do município. Recife conta também com o Centro POP Neuza Gomes, localizado no bairro da Madalena.
Os Centros POP são equipamentos aos quais a pessoa em situação de rua pode se dirigir para ter acesso a demandas mais emergenciais, como tomar banho, guardar pertences de uso pessoal, lavar roupas ou até mesmo descansar. Além disso, elas podem ser encaminhadas ao local pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), que atua de forma itinerante nos territórios. O equipamento tem a finalidade de assegurar serviços, atendimentos e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a reconstrução de novos projetos de vida.
CASA DO PÃO - Inaugurada durante 18º Congresso Eucarístico Nacional, a Casa do Pão tem como missão atender pessoas em situação de vulnerabilidade, através de parcerias com pessoas físicas, empresas e órgãos públicos, oferecendo atendimentos espiritual, médico e jurídico, além de serviços de lavanderia, banho e restaurante-escola. O prédio de três pavimentos, localizado na esquina da Rua do Imperador e Rua 1º de Março, no bairro de Santo Antônio. O equipamento irá abrigar uma capela com o nome da primeira santa brasileira: Santa Dulce dos Pobres, canonizada em 2019.