NOTÍCIAS

Cultura | 15.12.11 - 15h53

João da Costa vistoria obras da Via Mangue

O gestor acompanhou as intervenções que estão sendo realizadas nas ruas Antônio Falcão, Imperial e Saturnino de Brito

[caption id="attachment_11813" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando Silva"][/caption]

O prefeito João da Costa aproveitou a manhã desta quinta-feira (15) para realizar uma vistoria nas obras da Via Mangue. O gestor percorreu três pontos das intervenções que contemplam ações de saneamento, habitação e urbanização. Considerada a maior obra viária dos últimos 30 anos, a Via Mangue está sendo desenvolvida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal e se insere na preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014.

“Estou muito orgulhoso por ter sido o prefeito que tirou a Via Mangue do papel, essa que é uma obra estratégica para o futuro do Recife. Fico satisfeito com o andamento da obra, que tem prazo até setembro de 2013.”, disse João da Costa.

O primeiro ponto visitado foi o canteiro de obras da Antônio Falcão, onde está sendo construído um complexo com quatro elevados que passarão sobre a via. No local, o prefeito acompanhou a concretagem de vigas e pôde ouvir as explanações dos engenheiros da empresa responsável pelas obras.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628430940837"]
Em seguida, o gestor vistoriou as obras de alargamento e construção da alça do Viaduto Capitão Temudo, no bairro do Cabanga. A alça irá fazer a conexão do viaduto com a ponte Paulo Guerra. O último local visitado foi a Rua Imperial, onde também acontecem obras de implantação da alça de ligação com a ponte.

“O nosso objetivo é ver o que está acontecendo de perto, verificar o andamento das obras e o trabalho realizado. Por isso, a cada 30 dias eu vou estar aqui para acompanhar tudo. O que eu vi hoje é que a cidade vai ganhar muito com essas obras”, comemorou o prefeito.

Via Mangue - O projeto prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. A obra engloba ainda duas alças de ligação, a construção de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue) e o alargamento da Ponte Paulo Guerra.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

Além das intervenções viárias, o projeto contempla a construção de três habitacionais, que irão abrigar ao todo 992 famílias que moravam em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O Habitacional 3 e parte do Habitacional 1 já foram entregues e receberam 512 famílias oriundas das comunidades de Xuxa, parte de Deus Nos Acuda e Beira Rio.