NOTÍCIAS

Cultura | 15.12.14 - 11h30

Mamam abre três exposições simultâneas no próximo dia 17 de dezembro

Três mostras individuais irão ocupar os diversos espaços do Museu, incluindo uma internacional

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam abre na próxima quarta-feira (17) três exposições individuais simultâneas. A partir das 19h, o público vai poder conferir “Sorterro - cap. 05” de Juliana Notari (PE), “Brainstorming” de Sophie Whettnall (Bélgica), e “O trabalho gira em torno” de Lourival Cuquinha (PE). As mostras vão ocupar espaços diversos do Mamam, que fica no bairro da Boa Vista, no Recife, e ficam em cartaz até o dia 15 de fevereiro de 2015.

Logo no térreo do museu, o visitante vai se deparar com o trabalho realizado por Lourival Cuquinha ainda no ano de 2009, onde ele rememora o tempo em que atuou como motorista de rickshaw, um transporte turístico de Londres/Inglaterra, movido por uma bicicleta com capacidade para até três passageiros. Na obra que abre a mostra, três desses veículos são conectados entre si, perfilados em um círculo fechado e chumbados no chão. O público é convidado a pedalar para ativar essa engrenagem. Se o faz num primeiro carrinho, aciona a projeção de imagens feitas pelo artista em seu rickshaw pelas ruas de Londres. O movimento do segundo veículo faz soar o áudio desse registro; o terceiro provoca a rotação das imagens pelas paredes da sala, a partir de um eixo central. Este trabalho de Lourival Cuquinha integra o acervo do Mamam e foi adquirido em 2012, através do edital Prêmio Marcantônio Vilaça

A artista belga Sophie Whettnall vem pela primeira vez ao Brasil e traz na bagagem uma série de autorretratos em oito vídeos, intitulada Brainstorming. Seu trabalho faz uma reflexão sobre como materializar e registrar as forças que definem a nossa relação com o mundo que nos rodeia, uma viagem existencial como metáfora de uma experiência vital e emocional. A relação com a luz embasa as suas criações. No primeiro andar do Mamam o público vai conferir também um site specific feito especialmente para essa exposição, numa das paredes do espaço. No dia da abertura da mostra, Sophie Whettnall ainda apresenta uma performance exclusiva para a ocasião.

É no segundo andar do museu que o visitante vai se deparar com dois momentos da artista visual Juliana Notari, dentro da exposição intitulada Sorterro Cap. 5: o vídeoperformanceSoledad e a videoinstalação Mimoso, ambos gravados na cidade de Belém do Pará. EmSoledad, a artista convida o público a refletir sobre a relação entre a vida e a morte, ao limpar um mausoléu abandonado. Em Mimoso a filmagem se passa na Ilha de Marajó, onde a artista é amarrada e arrastada pela areia da praia pelo búfalo Mimoso, que seria castrado em seguida. Após a castração do búfalo, ela come seu testículo cru. A prática cotidiana local é transformada em ritual através da ação artística. O projeto foi contemplado na primeira edição do Edital Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais. No dia da abertura da mostra, Juliana Notaro fará uma conversa aberta com o público, a partir das 20h.

Juliana Notari, Lourival Cuquinha, Sophie Whettnall e a curadora da exposição Brainstorming, Cristina Greindl, estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa nesta terça-feira (16), a partir das 10h, no MAMAM.

Serviço
Abertura de Exposições Individuais no MAMAM
- Sorterro - cap. 05, de Juliana Notari (PE),
- Brainstorming, de Sophie Whettnall (Bélgica),
- O trabalho gira em torno, de Lourival Cuquinha (PE)
Quando: quarta-feira, 17 de dezembro
Horário: 19h
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife.
Visitação: Até 15 de fevereiro de 2015
Horário: terça a sexta-feira, das 12h às 18h
sábados e domingos, das 13h às 17h.
Entrada gratuita.