NOTÍCIAS

Esportes | 15.12.14 - 11h01

União é campeão da categoria Veteranos do Recife Bom de Bola

O União Esporte Clube, da Macaxeira, sagrou-se campeão da categoria Veteranos em cima do Belotas, dos Coelhos, na manhã deste domingo (14), no Campo do XV, nos Torrões, onde foi disputada uma das finais do Recife Bom de Bola. O jogo terminou em 0x0 e foi decidido nos pênaltis, com o placar de 7 x 6.

A partida foi bastante disputada. O União começou buscando mais o jogo e teve as melhores chances do primeiro tempo. Na etapa complementar, o Belotas esteve mais perto de abrir o placar. De acordo com Hugo Benjamin, coordenador da categoria Veteranos, a final sem gols e definida nos pênaltis refletiu o que se viu em todo o Recife Bom de Bola.

“Este ano as defesas estão mais compactas e se sobressaíram em relação aos ataques. As partidas estão sendo muito disputadas. A final foi um jogo diferente de todos os jogos a que assisti na competição. Envolveu mais a parte emocional dos jogadores”, comentou.

Nas cobranças de pênalti, foram 13 gols seguidos, sem nenhuma defesa. Novo, Vinha, Reinaldo, Itamar, Carioca, Damasceno e Wilton fizeram os gols do União. Pelo Belotas, Iranilton, Acioli, Wilson, Geu, Rogério e Rodrigo acertaram o fundo das redes. Somente Ronaldo viu o chute parar nas mãos do goleiro Itamar Pereira que, após a grande defesa, saiu para comemorar o título com os companheiros do União. “Defender a cobrança decisiva é uma sensação inexplicável. E foi o primeiro campeonato em que joguei como goleiro”, contou.

O time da Macaxeira disputou quatro jogos e venceu todos, sendo dois nos pênaltis e um por WO. A equipe não sofreu nenhum gol no tempo regulamentar. Segundo o volante Jorge Francisco Nascimento, mais conhecido como Vinha, 44 anos, todos os jogadores do União são peladeiros assíduos. “Eu mesmo jogo futebol duas a três vezes por semana. Mas só conseguimos juntar todos os peladeiros do bairro quando tem um campeonato como este”.

O secretário-executivo da Secretaria de Esportes do Recife, Danilo Moreira, avaliou positivamente o primeiro ano da categoria Veteranos, que dá oportunidade aos jogadores com mais de 40 anos. “Com certeza, vamos manter essa modalidade em 2015. Todo mundo gostou e por isso vamos repetir a dose. Foi muito legal ver o clima de confraternização e respeito entre os times”, afirmou o secretário.

Para Maurilio Carlos, um dos coordenadores do Recife Bom de Bola, o ponto forte da competição foi a colaboração das equipes e das comunidades. “Na verdade, eles são os protagonistas da festa. Quando a relação é boa desse jeito, facilita muito o trabalho da Prefeitura. Este segundo ano do Recife Bom de Bola foi mais fácil, porque a maioria já estava adaptada à competição, pois tivemos poucas mudanças em relação ao ano passado. A cada ano vamos nos aperfeiçoando, aprendendo com os erros cometidos nos campeonatos passados”, avaliou o coordenador.

Maurílio Carlos, Danilo Moreira e Hugo Benjamin entregaram os troféus e medalhas ao União e ao Belotas (segundo colocado). Já a equipe do Vila Nova recebeu a medalha de bronze pela terceira colocação. Eles venceram o Ajax por WO neste domingo.