Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 15.12.16 - 11h17

Mutirão da Cidadania leva serviços ao Compaz Governador Eduardo Campos

Ao longo do dia, serão feitos cerca de 1,8 mil atendimentos para áreas de saúde, bem-estar, educação, jurídica, psicossocial e cidadania 

 

O Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, recebe nesta sexta-feira (16), a partir das 8h, o Mutirão da Cidadania, um projeto das secretarias de Defesa Social, de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e da ONG Missão Internacional de Proteção a Criança e do Adolescente. Ao longo do dia, serão oferecidos, gratuitamente, 1,8 mil atendimentos para áreas de saúde, bem-estar, educação, jurídica, psicossocial e cidadania. Na área interna e externa do Centro Comunitária da Paz serão colocados stands e microônibus de todos os órgãos parceiros.

O Mutirão contará com serviços das Secretarias de Saúde e Segurança Urbana do Recife, Corpo de Bombeiro, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Sociedade Assistencial Sara Vida, Sebrae, Defensoria Pública, Celpe, Procon, Conselho Tutelar e Detran. 

"Essa parceria é louvável. Vamos dar a oportunidade das pessoas resolverem pendências e se cuidarem. Tudo perto de casa. É mais uma ação que evidência o trabalho do Compaz em levar cidadania para as pessoas", ressaltou o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti.

“Fazemos um agradecimento às instituições que estão conosco neste projeto, capaz de concentrar tantos serviços de utilidade pública em um mesmo espaço. Em especial, agradecemos pelo apoio integral da Prefeitura do Recife, por possibilitar essa realização no Compaz, localizado em uma área de fácil acesso para várias comunidades da Zona Norte onde fizemos uma mobilização convidando moradores, a exemplo de Linha do Tiro, Bomba do Hemetério, Água Fria, Alto José Bonifácio, Vasco da Gama e Casa Amarela”, diz o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia. 

Segundo o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, João Evangelista, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, com fichas sendo distribuídas no local, a partir das 8h. “Um dos serviços mais procurados pelo público, a emissão de documentos, permitirá que as pessoas tirem a carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF, com a inclusão de foto 3x4”, explica o gerente. São requisitos, para emissão do RG, ter idade mínima de 14 anos e a apresentar a certidão de nascimento ou casamento original.

A população poderá solicitar ainda a emissão do registro tardio e segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito. A população ainda poderá se inscrever para obter o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o Cadastro Único (CadÚnico), que possibilita a inclusão em programas sociais do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família.

Aos que desejarem cuidar da saúde, serão oferecidos orientações e exames de mamografia, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV e sífilis, além de orientações sobre Aids e as DSTs.  De saúde bucal, serão realizadas avaliações, obturações e extrações dentárias.  Ainda na grade, mediação de conflitos, cortes de cabelo e serviços de estética. Apresentações culturais serão feitas ao longo do dia. 

EMPREENDEDORISMO - Um espaço para empreendedores será montado no Compaz, oferecendo consultoria empresarial, esclarecimentos sobre a formalização de negócios, orientações para acesso ao micro crédito e a divulgação de cursos, palestras e oficinas.

 

Serviço:

Pauta: Mutirão de Cidadania no Compaz

Data: sexta-feira, 16 de dezembro 2016

Hora:  a partir das 8h
Endereço: Avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha, Recife (ao lado da Academia da Cidade)  https://goo.gl/SNHt3Q