Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 15.12.20 - 18h46

Programa Escola do Futuro em Casa da Secretaria de Educação transmite aula especial no Cais do Sertão

A aula, que faz parte do Programa Escola do Futuro em Casa na Tv, aborda assuntos de matérias como português, matemática, ciências exatas e humanas, através de músicas cantadas pelo grupo Quinteto Violado

Com o objetivo de dar continuidade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de anos inicias (1° ao 5° Ano), a Secretaria de Educação do Recife, por meio do Programa Escola do Futuro em Casa na Tv, transmite nesta quarta-feira às 8h, na TV Alepe, o programa especial Cais do Sertão, um passeio pelo Sertão de Pernambuco, com Quinteto Violado. As aulas, que vão alcançar aproximadamente 49 mil alunos, também estão disponíveis no Youtube da Tv Alepe. 

Criado para garantir aos alunos da Rede de Ensino do Recife o direito de aprendizagem neste período de pandemia, Marcelo Augusto, diretor geral do programa falou sobre o projeto. "Um dos maiores desafios do Programa Escola do Futuro em Casa na Tv é manter o estudante interessado e engajado com o programa. Então, todo o time pedagógico e de Rede trabalha para que os programas sejam educativos, assim como, atrativos e divertidos, para manter o estudante ligado nos nossos conteúdos”, afirmou.  

Com aproximadamente uma hora de duração, a aula aborda assuntos do português, da matemática, ciências exatas e humanas, através de músicas cantadas pelo grupo Quinteto Violado, em uma apresentação especial gravada no Museu Cais do Sertão, localizado no bairro do Recife. No repertório músicas como Palavra Acesa, Quero Mais e Mundão, do grupo pernambucano e outras emblemáticas como Asa Branca, Boiadeiro e Sete Meninas de Luiz Gonzaga.

Dudu Alvez, tecladista e produtor musical do Quinteto Violado, falou sobre o projeto em parceria com a Seduc. “Aceitamos o desafio de adequar as músicas do Quinteto, para a grade curricular dos alunos. Falar do português, das ciências exatas e humanas e conectar com a parte musical. Foi aí que criamos um repertório a partir dos assuntos que os professores estão desenvolvendo. Por exemplo, em português, vamos trabalhar a música Palavra Acesa. Na matemática, a ciranda Quero Mais, que de forma interativa, os alunos em casa vão poder fazer a contagem dos números que eles aprenderam, a partir do ritmo da ciranda”, destacou. 

“O Quinteto sempre teve essa preocupação de repassar a nossa música para os alunos da rede pública e fazer parte desse projeto é muito emocionante, é o grande carinho quando a gente pode chegar junto da meninada, principalmente dos que não tiveram a oportunidade de conhecer sua própria cultura e de repente está vendo o que é o Maracatu, aprendendo o que é a Ciranda, aprendendo assuntos do português, da matemática e das ciências, mas a partir da nossa cultura”, ressaltou Alvez. 

Viviane Valença, apresentadora do programa falou sobre a emoção de participar do projeto. “Nossa missão é chegar mais perto dos alunos mostrando nossa cultura que é tão rica, através da música, que tem o poder de transformar o coração das pessoas. Principalmente eles que são crianças que estão presas em casa, sem entender o que está acontecendo no mundo lá fora, a gente poder levar um pouco da nossa cultura, para eles valorizarem ainda mais, é muito importante.