Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 15.12.23 - 12h19

Prefeitura do Recife entrega requalificação do Campo da Vila Cardeal

img_alt

Espaço é o sétimo contemplado pelo programa Gramadão, que tem elevado o padrão dos tradicionais campos de várzea da cidade. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O trabalho de revitalização dos tradicionais campos de várzea no Recife está elevando significativamente a qualidade dos espaços públicos de esporte e lazer da capital. Na noite desta quinta-feira (14), o Prefeito do Recife, João Campos, entregou à população o novo campo da Vila Cardeal, situado na Rua Capitão Gregório de Albuquerque, em Areias. Este é o sétimo espaço modernizado pelo programa Gramadão. 

“A gente, quando entra nesse campo, passa um filme na cabeça.Tivemos a oportunidade de fazer a iluminação de LED em mais de 100 campos de várzea do Recife, levando o Campo no Brilho. Muitos campos que não tinham nenhuma iluminação passaram a ter iluminação de qualidade para a turma poder jogar. Mas isso ainda não era suficiente. Não existia, em nossa cidade, nenhum campo society gratuito para as pessoas. Se você quisesse jogar num campo de grama como esse, tinha que pagar um aluguel que não é barato e que não se encontra em todo canto. Então, nós, no ano passado, fizemos o primeiro campo gratuito society público, na Imbiribeira. Este já é o sétimo e no ano que vem teremos mais campos na cidade inteira”, declarou João Campos na ocasião.

Com a instalação de grama sintética e uma revitalização completa, incluindo novos vestiários, pintura e melhorias como terraplanagem, drenagem e a substituição das traves, o local agora ganhou nova vida. O programa Gramadão é uma realização da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Esportes, como parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro.

O Gramadão já transformou outros seis espaços, começando pela Arena 1x1 no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá na Imbiribeira, o da Campina do Barreto no bairro homônimo; o do Bueirão na Torre; e o Parque do Caiara na Iputinga.

"Agora é o campo da Vila Cardeal que, com grama sintética de alta qualidade, se tornou um espaço de prática esportiva de primeiro mundo. E o mais importante, totalmente gratuito", ressaltou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. "Já foram muitos gramadões entregues e seguiremos assim, proporcionando um acesso democrático às melhores instalações esportivas. Reforçamos nosso compromisso com todos os recifenses, pois acreditamos que o esporte é um direito fundamental. Cada novo campo representa uma oportunidade para fortalecer laços e promover saúde, valorizando o esporte no coração do Recife", finalizou.  

O comentarista esportivo e ex-jogador de futebol, Zé do Carmo, também prestigiou a entrega do Campo da Vila Cardeal. “O prefeito João Campos vem fazendo um trabalho maravilhoso na Prefeitura. Tenho certeza que todos os que vieram aqui hoje foi porque querem ver os seus filhos, netos e bisnetos jogando aqui, e quem sabe até tornarem-se jogadores de futebol. Parabéns a todos os presentes”, comentou ele.

Além das melhorias na estrutura do campo, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) também realizou melhorias adicionais na Vila Cardeal. Foram realizadas reformas nos vestiários, com a instalação de novas esquadrias, cerâmicas e louças sanitárias, pintura da arquibancada, reforma do piso da pista de cooper, e a instalação de dois portões no alambrado do campo.

CAMPO NO BRILHO – A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 104 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente. O campo do Jardim de Alá foi um dos contemplados com a iniciativa.

ASSUNTOS: