Férias: descanso para os pais, atividades para os estudantes
O “Escola de Verão” promete dar outro significado ao sentido das férias, com muita diversão e aprendizagem, utilizando o próprio ambiente escolar como cenário
Férias lembram descanso... para os pais, pois a energia inesgotável de crianças e adolescentes parece não ter lugar para repouso. Foi pensando na “inquietude” dos jovens, que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, concebeu o Projeto “Escola de Verão”, que oferecerá uma programação recheada de atividades pedagógico-lúdicas a estudantes de 58 escolas municipais, começando nesta segunda-feira (16) e indo até 28 de janeiro, incluindo os sábados e domingos.
O “Escola de Verão” é promovido pelo Programa Bairro Escola com o objetivo de proporcionar aos estudantes atividades temáticas de esporte e lazer, cultura e artes, mídias e comunicação, meio ambiente e direitos humanos, e letramento e matemática. A ação envolverá crianças, adolescentes e jovens alunos da Rede Municipal das seis RPA’s (Regiões Político-Administrativas) da Cidade em conjunto com a comunidade. O “Escola de Verão” promete dar outro significado ao sentido das férias com muita diversão e aprendizagem, utilizando o próprio ambiente escolar como cenário.
As atividades que terão o tema “Trilhas Pedagógicas na Construção do Conhecimento: um passeio nas descobertas dos saberes da comunidade e nos saberes escolares” serão desenvolvidas pelos programas Mais Educação e Escola Aberta – ambos do Bairro Escola. No total, 354 monitores e 600 professores vão receber cerca de seis mil estudantes neste programa que tem o intuito de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos, garantindo, mesmo no período de férias, espaços com atividades diversificadas.
O “Escola de Verão” ocorrerá durante a semana e nos finais de semana, nos horários da manhã e tarde. Os participantes receberão material pedagógico e merenda. Os monitores e professores realizaram, nos dias 12 e 13 de janeiro, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, o planejamento para o Projeto. O “Escola de Verão” vai trabalhar os componentes curriculares de forma lúdica, tornando a aula mais atrativa para os alunos, a exemplo do estudo do texto através de jogos teatrais e da matemática por meio de jogos.
“Esse projeto, além de disponibilizar o ambiente escolar para os nossos estudantes nas férias, dá as boas vindas aos professores da Rede e monitores do Programa Mais Educação; estamos fazendo uma explanação sobre a dinâmica da Rede e redimensionando o fazer pedagógico com enfoque lúdico para a ocasião”, explica a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano.
Programa Bairro Escola - Integra as ações dos Programas Escola Aberta, Animação Cultural e Mais Educação, com o objetivo de ampliar o tempo e o espaço educativo, na perspectiva da educação integral no Recife.