NOTÍCIAS

Cultura | 16.01.12 - 17h52

Implantada Zona Azul para carga e descarga do Centro do Recife

Campanha educativa e reforço nos agente de trânsito irão orientar motoristas sobre as novas regras

Começou a valer nesta segunda-feira (16), o Plano de Ações para o Trânsito destinado às operações de carga e descarga de mercadorias no Centro da Cidade. A primeira medida foi a transformação dos atuais espaços de carga e descarga da área central em vagas de Zona Azul. Para alertar os motoristas e comerciantes sobre as modificações, arte-educadores estarão nas ruas do centro até a próxima semana, além disso, durante os primeiros dias, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá reforçar o número de agentes de trânsito que atuam na fiscalização da área.

São mais de 130 espaços distribuídos em mais de 30 ruas dos bairros de São José, Santo Antônio, Recife e Boa Vista. Dividido em etapas, o conjunto de iniciativas envolvendo o tema foi anunciado em outubro de 2011 pelo prefeito João da Costa. Nessas vias já liberadas para a operação, as vagas serão destinadas exclusivamente para veículos de até seis metros de comprimento e o período de permanência será de, no máximo, uma hora. Com isso será criada a rotatividade, liberando as vagas para outros veículos.

“Nesse primeiro momento vamos orientar os motoristas para que eles obedeçam às novas regras. Esse é o momento de mudança, por isso esses primeiros dias serão de adaptação, mais caso haja o desrespeito, o condutor poderá ter o veículo notificado”, afirmou a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa. Para fazer uso do espaço, o motorista ou a empresa do transporte deverá adquirir o talão de Zona Azul nos pontos de venda credenciados pela CTTU ao mesmo preço em que ele é vendido para os carros de passeio, por R$ 1,00 o bilhete.

O horário de funcionamento será o mesmo da Zona Azul comum, de 8h as 18h de segunda a sexta, e de 8h as 12h aos sábados. A multa para o veículo que estacionar na vaga e não for realizar carga e descarga ou estiver sem o cartão de Zona Azul é de R$53,20, além do proprietário acumular três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Plano de Carga e Descarga ainda tem novas etapas para os próximos meses, a fim de melhorar o trânsito da Cidade. A ação irá disciplinar a circulação para caminhões de grande porte no Centro da Cidade; restringir esses veículos nos corredores de transporte nos horários de pico; e, por último, a liberação de carga e descarga apenas no horário noturno das grandes avenidas, como Boa Viagem e Abdias de Carvalho.