NOTÍCIAS

Cultura | 16.01.13 - 22h35

Pacto Metropolitano fecha agenda de trabalho

Reunião do Pacto Metropolitano (Foto: Irandi Souza / PCR) Reunião do Pacto Metropolitano (Foto: Irandi Souza / PCR)

Hoje (16) pela manhã, a Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife reuniu representantes das prefeituras da Região Metropolitana com o objetivo de discutir as ações que irão compor o Pacto Metropolitano e estabelecer uma primeira agenda comum para as cidades envolvidas. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão Estadual (Seplag-PE), e contou com a participação de secretários e representantes de 12 das 14 cidades da RMR - apenas Araçoiaba e Itamaracá não puderam comparecer. O principal enfoque da reunião foi a estruturação de uma rede para a troca e atualização de informações entre os municípios, além da disponibilização de material já existente relativo ao planejamento da RMR.

Coordenada por Antônio Alexandre, secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, a reunião discutiu as pautas de curto e de médio prazo para os municípios da RMR. Ficou definido que as ações relacionadas à Copa das Confederações e Copa do Mundo, bem como a gestão de resíduos sólidos, serão consideradas de urgência e tratadas prioritariamente pelo grupo. "Para o médio prazo, trataremos também de temas como saneamento, mobilidade, turismo e segurança", explicou Alexandre.

Durante o evento, foi definida uma agenda de trabalho que servirá para balizar, em um primeiro momento, a reunião dos prefeitos da RMR, marcada para acontecer em março, em São Lourenço da Mata; e em um segundo momento, as atividades específicas de cada um dos municípios para efetivar as políticas públicas definidas em conjunto. O próximo encontro já está agendado para a próxima quarta-feira, 23, às 9h, na sede da Agência Condepe Fidem. Na ocasião, o secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, fará uma apresentação sobre a Copa do Mundo no Estado, com enfoque especial para as atribuições das prefeituras.

PREFEITOS – No último dia seis de dezembro, os prefeitos da RMR e de Goiana se reuniram no Recife para estabelecer estaa parceria. No encontro, articulado pelo prefeito Geraldo Julio, ficou acertado que cada gestor indicaria um secretário para tratar da pauta da integração metropolitana. Os prefeitos voltarão a se reunir em março para deliberar o que foi pactuado pelos seus representantes e dar início às intervenções. O local escolhido para o encontro foi o município de São Lourenço da Mata, em virtude da proximidade da Copa das Confederações.