NOTÍCIAS

| 16.01.14 - 18h35

Prefeito entrega equipamento de saúde requalificado em Brasilit

[caption id="attachment_42746" align="aligncenter" width="680"] Unidade de Saúde da Família da Brasilit, no bairro da Várzea, foi a sexta unidade totalmente reformada e recebeu investimentos de R$ 200 mil. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio entregou nesta quinta-feira (16), mais um equipamento de saúde reformado para a cidade. A Unidade de Saúde da Família (USF) - Brasilit, localizada no bairro da Várzea, foi reinaugurada hoje, depois de oito meses de obra, totalmente requalificada. Com um investimento de 200 mil reais, a reforma contou com a troca do piso e substituição do telhado, recuperação das paredes, pintura geral, construção de novas salas, climatização e aquisição de mobiliário.

“Esta unidade estava praticamente sem condições de realizar nenhum atendimento. Foi uma obra difícil, pois tivemos que fazer a reforma sem parar o atendimento, mas contamos com a eficiência dos trabalhadores e com a compreensão da comunidade. Tenho certeza de que com toda essa melhoria, com o ambiente mais humanizado, adaptado para as necessidades de quem trabalha, de quem precisa ser atendido, inclusive com adequações de acessibilidade, todas as pessoas vão prestar e receber um serviço melhor”, declarou o prefeito satisfeito após ver as mudanças na unidade.

Para garantir os padrões necessários de acessibilidade, a unidade precisou passar por um processo de adequação, com a construção de rampa, instalação de corrimão, colocação de portas mais largas e adaptação de banheiros para pessoas com deficiência. Com a requalificação, seis mil moradores da comunidade serão contemplados com a melhoria da qualidade dos serviços prestados, que reforçam a política de ampliar e fortalecer a Atenção Básica de Saúde para os recifenses.

Para Leandra Silva, Presidente do Conselho de Moradores da Cidade Universitária, e cadeirante, as mudanças, além de necessárias, vão fazer com que a comunidade seja melhor atendida. “Este posto não tinha estrutura nenhuma para receber os pacientes, não tinha o mínimo conforto, e as pessoas com deficiência não conseguiam passar, ir ao banheiro, nem entrar nas salas. Agora, com toda essa adequação, com as portas mais largas, com rampas, conseguimos transitar melhor. Está tudo muito bonito e isso com toda certeza vai melhorar muito o nosso atendimento”, afirmou.

A unidade terá duas equipes de Saúde da Família e uma de Saúde Bucal, compostas por dois médicos, duas enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem, 10 agentes comunitários de saúde e cirurgião-dentista. Serão oferecidos serviços de vacinação, nebulização, exames preventivos de colposcopia e citologia, curativos e coleta de sangue. Também será realizado um trabalho com grupos de diabéticos e hipertensos.

“As condições de atendimento vão melhorar muito. Pensamos em tudo que era necessário para qualificar e melhorar todo o serviço prestado. A comunidade terá tratamento e acompanhamento multiprofissional. Temos 68 unidades básicas de saúde que já começaram a ser requalificadas e esta já é a sexta unidade reformada entregue na nossa gestão”, reforçou o secretário de saúde, Jailson Correia.

A Prefeitura do Recife já entregou as Unidades Básicas de Saúde do Passarinho Baixo, Engenho do Meio, Bernard Van Leer, Professor José Carneiro Leão e Santo Amaro II. As ações partem de uma ampla requalificação da rede, cujos investimentos atingiram em 2013 um montante de R$ 40 milhões.

VISTORIA – O prefeito Geraldo Julio também realizou uma vistoria, no começo da tarde desta quinta-feira (16), na obra de construção da primeira Upinha 24h, no Morro da Conceição, que será entregue até o fim deste mês. A obra, iniciada em julho de 2013, já está em fase de acabamento. A Upinha 24 horas tem a proposta de ampliar o acesso da população recifense aos serviços de saúde no âmbito da atenção básica, prezando pela qualidade e eficiência das ações, incluindo atendimento 24 horas de urgência e emergência, característicos desse nível de atenção.

Construída em uma área de mais de 10 mil metros quadrados, a Upinha 24h – Morro da Conceição vai oferecer à população local, atendimento de ambulatório e de emergência para casos menos graves. A Unidade disponibilizará consultórios médicos, três consultórios odontológicos, três equipes do Programa de Saúde da Família, salas de observação, nebulização e sutura. Além disso, haverá espaço para coleta de exames e aplicação de medicamentos.