NOTÍCIAS

| 16.01.15 - 16h19

Alto José Bonifácio recebe edição extra do Bazar do Cata-Tralha

Segunda edição do projeto foi encerrada no último sábado (10/1)

Os moradores do Alto José Bonifacio, na Zona Norte do Recife, receberão uma edição extra do bazar da Operação Cata-Tralha. Neste sábado (17/1), os objetos, recolhidos durante as ações de coleta, serão doados para quem comparecer na quadra coberta do bairro, a partir das 8h. A iniciativa que visa à manutenção da limpeza urbana através da educação ambiental e participação da sociedade, é desenvolvida pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Ao todo, mais de 340 utensílios, entre móveis e eletrodomésticos, foram destinados às comunidades.

Os bazares foram implantados em 2014 e reúne itens recolhidos também nas operações regulares de coleta. No evento, a Emlurb conta com uma equipe de arte-educadores que organiza toda a entrega de fichas, além de apresentar esquete sobre a importância de realizar o descarte adequado dos materiais. Em dois anos, a Operação Cata-Tralha já recolheu quase mil toneladas de entulhos que teriam como provável destino as ruas e os canais do Recife. Ao todo, a iniciativa da Prefeitura do Recife beneficiou mais de 70 bairros, identificados como os que geram mais impacto com o descarte irregular de resíduos. O investimento no projeto supera os R$ 174 mil.

O cronograma foi previamente divulgado através de uma campanha educativa nas emissoras de rádio e do uso de bikes som nas localidades atendidas, além da atuação de agentes ambientais da Emlurb e da Secretaria de Saúde, informando a população. O calendário também pode ser consultado no Facebook da Prefeitura do Recife, através do telefone 156 da Emlurb e por meio do site ecorecife.org, que também reúne outras informações sobre a limpeza urbana da cidade. Para utilizar o serviço, o interessado só precisa descartar o material até as 8h no dia indicado e aguardar a passagem do caminhão. Caso o bairro não esteja na programação ou o morador perca o dia da coleta, basta realizar o agendamento pela central telefônica do órgão.