Prefeitura autoriza obra da nova sede para Escola Municipal Jardim Uchôa
Moradores de Areias começaram a ver se tornar realidade uma antiga demanda do bairro nesta terça-feira (16). O prefeito João Campos lançou a pedra fundamental para a construção da nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa. A obra, que será executada pela Secretaria da Educação, resultará na ampliação de 83% do número de vagas oferecidas. O novo prédio da unidade de ensino será construído em um terreno com área de 742 m² e receberá investimentos na ordem de R$ 1 milhão.
O prefeito demonstrou entusiasmo com a obra e reforçou que a educação será um tema prioritário de sua gestão. “É um sonho muito antigo da comunidade a construção desta nova unidade em Jardim Uchôa. Depois da obra concluída, o número de vagas vai aumentar em mais de 80%, com uma estrutura completamente nova, refeita, que vai melhorar a qualidade de quem trabalha e dos estudantes. A obra deverá começar logo após a conclusão da licitação, já no segundo semestre”, garantiu João Campos. “A gente vai pedir toda a celeridade para ser iniciada, com duração de aproximadamente um ano de obra, e um investimento de R$ 1 milhão”, acrescentou.
Atualmente, a EM Jardim Uchôa conta com 286 estudantes matriculados. Estes estão distribuídos em Grupo V; 1º ao 5º ano; programa Se Liga; programa Acelera; e turmas Moduladas. A nova sede da unidade de ensino terá capacidade de atendimento para 525 estudantes - 239 a mais que o prédio atual. “A construção desse novo prédio para a escola vai permitir a ampliação das vagas e também que a gente possa ter um prédio mais moderno com uma estrutura bem mais adequada. Queremos ter um avanço grande na qualidade da educação aqui na região e o prefeito João Campos está hoje realizando esse sonho antigo e efetivamente trabalhando pela construção da escola”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
O projeto das novas instalações da EM Jardim Uchôa conta com sete salas de aula; biblioteca; sala de informática; sala dos professores; secretaria e direção; área de serviços e circulação; banheiros masculinos, femininos e acessíveis; cozinha; despensa; e hall de entrada. “Sinto muito prazer e satisfação. É um sonho realizado. Neste momento, podemos presentear a comunidade de Jardim Uchôa com uma escola, que eles tanto precisam. Na escola de antes, realmente, havia muitos problemas. Nós enfrentávamos lutas diariamente, mas não na questão pedagógica e sim na questão estrutural. Hoje, com esse início de uma nova escola, a gente pode presentear essa comunidade que é muito carente e tem o direito ao acolhimento e à educação de qualidade”, ressaltou Ladjane Reis, gestora da unidade de ensino.
Dona Alzenira Borges Coutinho, 59 anos, que trabalha como doméstica e mora próxima ao local onde será construída a escola, levou os três netos, que futuramente estudarão na unidade, para conferir a área. “Agradeço muito que agora vamos ter uma escola mais perto de casa. Isso vai ser melhor para trazer eles e também vai ter mais espaço para eles nas atividades. Eu vou trazê-los a pé todos os dias. Um tem dez anos e os outros dois, que são gêmeos, têm oito anos”, comemorou Dona Alzenira, fazendo questão de mostrar os netos.