Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 16.02.23 - 09h59

Central do Carnaval começou a funcionar nesta quarta-feira (15) no Bairro do Recife

img_alt

Alimentação, artesanato e até medicamento podem ser encontrados na estrutura montada pela Prefeitura do Recife, na Praça do Arsenal. Prefeito João Campos esteve no local na noite desta quarta. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Na primeira noite de funcionamento da Central do Carnaval 2023, nesta quarta-feira (15), na Praça do Arsenal - no Bairro do Recife, o prefeito João Campos conferiu de perto os serviços oferecidos e conversou com os comerciantes e os clientes. A Central é formada pela Arena Gastronômica, Arena de Serviço e Arena de Artesanato. Dessa forma, o folião pode retirar dinheiro em caixas eletrônicos, colocar pulseiras de identificação nos filhos, adquirir medicamentos, receber massagens, comer de tudo e ainda levar lembranças artesanais para não esquecer a Festa de Momo deste ano.

“A gente está chegando para mostrar a Central de Carnaval. Há milhares de pessoas que trabalham para garantir o pleno funcionamento dessa grande festa, incluindo os servidores da Prefeitura. Logo no começo da Arena de Serviço tem uma área da secretaria de Assistência Social que faz o empulseiramento das crianças. O responsável traz a criança e, na pulseira, são colocados os nomes e os contatos dos responsáveis. Caso a criança se perca, ela estará identificada para ser levada de volta aos pais”, explicou João Campos sobre um dos serviços importantes oferecidos.

Uma das novidades deste carnaval é a Arena do Artesanato, que está funcionando com 32 operações comerciais, além de outros serviços, como o alerta celular, os da Secretaria da Mulher e também fraldário. “Essa Arena do Artesanato é toda nova, não existia. Essa estrutura é toda coberta, os pontos estão organizados para dar conforto a quem está trabalhando aqui e vai expor a sua arte e vender para todo mundo que virá comprar e conhecê-la. É uma inovação da nossa gestão, começando no carnaval”, comentou o gestor municipal.

Na Arena de Serviço serão oferecidos serviços de farmácias, caixa eletrônico 24h, lojas de customização, Procon Recife, espaço Recentro, a grife do Carnaval e muito mais. Também há espaço de achados e perdidos, assistência à saúde e espaço beleza. 

Já a Arena Gastronômica, montada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (ABRASEL-PE), funciona com a operação de 13 restaurantes com menus variados, incluindo sushi, salgados, pizzas, sorvetes e cafés. Para 

Cledmilson Pereira, 43 anos, que é responsável por um espaço de venda de pizzas no local, o movimento tende a aumentar a cada dia. “A expectativa é que o movimento aumente a cada dia, que ‘bombe’. Eu investi muito e quero ter o retorno em dobro ou triplo. Depois de dois anos sem carnaval, o pessoal vai vir com vontade para se divertir e também para a gente ganhar dinheiro, que é fundamental. Aqui temos vários tipos de pizza, vários sabores, brigadeiros e bebidas à vontade”, disse ele.

O advogado Alexandre Machado, 52 anos, vive entre o Recife e o Rio de Janeiro. Nesta quarta, ele esteve com a esposa na Arena Gastronômica e aprovou o que viu e experimentou. “Eu estou achando bem organizado. Já estive aqui em outros anos e também gostei. As comidas são muito gostosas, recomendo a todos. Hoje eu estou provando um sarapatel, que está muito bom”, opinou ele. 

A Central é um equipamento da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, e oferece atendimento das 16h à 0h, nesta quarta e nesta quinta-feira (16). A partir da sexta-feira (17) até a terça de Carnaval (21), o funcionamento seguirá até 2h.