Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Carnaval | 16.02.23 - 10h04

Gaby Amarantos e Nega do Babado dão o recado de como não ser um Babaca no Carnaval

img_alt

Feat de responsa e inédito estrela a campanha em ritmo de brega pra relembrar aos homens que tem que respeitar as minas, as manas e as monas. Campanha on e off line inclui VT, bloco político com atrações exclusivamente femininas e distribuição de cartilhas.(Foto: Lara Valença)

 

“O corpo é delas. Tá avisado. Se assediar é 190. Tá ligado?” Esse é o grito de guerra do VT da campanha Como Não Ser um Bacaca no Carnaval 2023. Em sua sexta edição, a ação estratégica inova ao trazer duas embaixatrizes com relevante atuação em questões de violência de gênero e empoderamento feminino. Gaby Amarantos e Nega do Babado, representantes máximas da cena musical do Pará e de Pernambuco, respectivamente, se unem em um feat. inédito ao som de brega para ensinar valiosas lições para quem não sabe brincar no Carnaval: Não é não. Fantasia não é convite. Beijo forçado, puxada de braço e fechar a moça em rodinha de amigos é importunação e, portanto, crime. 

O VT ganhou as ruas hoje e será apoiado por ações on line, além de distribuição de cartilha de bolso nos polos momescos. No material impresso, além das dicas para os babacas de plantão, o material traz também importante conteúdo sobre onde e quando as mulheres devem pedir ajuda. Seja para casos de acolhimento e orientação, bem como em risco de perigo iminente. Além da distribuição de 50 mil cartilhas de bolso, quem quiser baixar as artes para circular o conteúdo em aplicativos de mensagens para dar o recado, pode fazê-lo pelo site https://www.carnavaldorecife.com/

A ação também se estende ao principal foco de folia, que é o Bairro do Recife. Amanhã (16, quinta), o Bloco político-carnavalesco Nem com uma Flor, promovido pela Secretaria da Mulher, desfila pelas ruas do Bairro do Recife para reforçar a luta pelo fim da violência contra a mulher, como já é tradição. Realizada pela Secretaria da Mulher do Recife, a ação acontecerá na Praça do Arsenal a partir das 15h e contará com a cantora Isadora Mello, Gabi do Carmo, Orquestra Só Mulheres e o maracatu Baque Mulher. No local, as cartilhas impressas começarão a ser distribuídas. 

A Secretaria da Mulher do Recife também terá um stand na Praça do Arsenal, ao lado do Paço do Frevo, da sexta (17) até a terça-feira(21), funcionando das 16h à 1h. No local, a equipe multidisciplinar (com psicóloga, advogada e assistente social) do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), além do serviço de atendimento através do WhatsApp (81.99488-6138) vão funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado no IPSEP, funcionará durante o carnaval no horário das 07h às 19h. Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no local, dando suporte aos serviços da secretaria.

A festa vai contar também com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência, vai funcionar nos polos descentralizados da Várzea, Ibura e Alto José do Pinho, de sábado (18) a segunda (20), das 18h às 23h.

 

Nos polos descentralizados, equipes volantes da secretaria vão realizar blitz educativa reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além da distribuição do tradicional Manual de Como Não Ser um Babaca no carnaval, que ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.