NOTÍCIAS

| 16.03.12 - 16h41

Agentes de saúde serão capacitados para identificar problemas de visão nos estudantes

Cerca de 120 ACS receberão capacitação dos profissionais do projeto Olhar Recife para darem início à triagem visual dos alunos da rede municipal
 
Por Tádzio Estevam
 
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Recife lotados no Distrito Sanitário VI (Zona Sul do Município) terão uma nova ferramenta de trabalho a partir da próxima semana. Além de atuarem no Programa Saúde da Família nas comunidades, eles ajudarão os professores da rede municipal a identificar alunos que apresentarem problemas na visão. Por isso, na próxima segunda-feira (19), cerca de 120 ACS receberão uma capacitação dos profissionais do projeto “Olhar Recife” para darem início à triagem visual dos alunos nas escolas contempladas pelas ações. O encontro acontecerá a partir das 14h no Auditório Capiba, que fica no 15º andar do edifício-sede da PCR (Av. Cais do Apolo, nº 925 – Bairro do Recife).
 
A ação compreende a ampliação de atividades do “Olhar Recife”, projeto vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
 
O projeto “Olhar Recife” tem como metas identificar, por meio de consultas, problemas visuais relacionados à refração em estudantes matriculados na Rede e prestar assistência oftalmológica, na Fundação Altino Ventura (FAV), com o fornecimento de óculos ou o encaminhamento para tratamento de doenças mais graves. A previsão é que 17.800 estudantes do Distrito Sanitário VI passem pela triagem em 2012, 3.600 sejam encaminhados para consulta oftalmológica e aproximadamente 650 recebam prescrição de lentes corretivas.
 
A Prefeitura do Recife deu início este mês a uma nova série de mutirões oftalmológicos do projeto “Olhar Recife”. Cerca de 200 alunos de duas escolas municipais já foram atendidos por uma equipe médica da FAV. A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Saúde, que proporcionará 18 encontros que atenderão 60 instituições de ensino da RPA 6, no ano letivo de 2012.