NOTÍCIAS

Cultura | 16.03.12 - 13h14

Ministra da Igualdade Racial participa de seminário promovido pela Prefeitura

[caption id="attachment_14889" align="alignleft" width="334" caption="O evento aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire. Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

O evento aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena

A Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), promoveu, nesta sexta-feira (16), o Seminário de Formação “Políticas de Ação Afirmativa: Desafios em sua Implementação”. O evento aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, e contou com a participação da ministra de Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Também participaram do encontro e compuseram a mesa do seminário a secretária da SDHSC, Amparo Araújo; o secretário Executivo de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Jorge Arruda; a representante do Comando da Polícia Militar de Pernambuco, Major Verônica; e o representante do Ministério Público de Pernambuco, Roberto Brayner. Além deles, estiveram presentes gestores e gestoras de políticas de igualdade racial do Norte e Nordeste.

Amparo Araújo, ao cumprimentar os participantes, falou sobre o seminário. “Gostaria de cumprimentá-los e dizer que durante a gestão temos tido todo o apoio do prefeito nas questões de direitos humanos e igualdade racial. É uma caminhada longa, mas não desistimos da luta. Esse é um projeto elaborado por nós, que hoje teve a oportunidade de agregar todos esses atores para juntos pensarmos como deveremos agir para implementar essas políticas”, afirmou.

A ministra Luiza Bairros explicou a intenção do Governo Federal de implantar as políticas afirmativas de igualdade racial em todas as esferas de governo. “Tomamos uma decisão do que seria a nossa prioridade, que é fazer da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) um ministério, e com isso tornar essas políticas uma realidade. Para isso, vamos aproveitar os processos de fortalecimento como este que estamos vivenciando e investir em programas de enfrentamento ao racismo. Precisamos agora criar os instrumentos para monitorar e cobrar uma atuação mais efetiva dos ministérios nas nossas ações. Já vemos um processo de ascensão da população negra, mas ainda muito desigual”, disse.

Seminário – A programação continua durante o dia inteiro. Após o pronunciamento da ministra, o assessor de seu gabinete, Marcos Willian apresentou a Proposta do Sistema Nacional de Política de Igualdade Racial – SINAPIR. A proposta ainda não está fechada e encontra-se em aprimoramento, mas tem como objetivos articular políticas de combate às desigualdades resultantes do racismo; promover a ação articulada dos órgãos que o compõem; formular políticas para prevenir e combater fatores de marginalização; entre outros.

Em seguida, às 11h, foi realizada uma atividade cultural antecedendo o almoço, ao meio-dia. O seminário retornou às 14h, com a palestra “Políticas Públicas e Políticas de Ação Afirmativas de Igualdade Racial”, ministrada pelo pesquisador Carlos Augusto Sant’anna Guimarães, seguida por um debate. Às 16h, o doutor em Educação pela PUC/São Paulo, Moisés de Melo Santana ministra a palestra “Políticas de Ação Afirmativas: Desafio em sua Implementação”, também seguida de debate. Para encerrar a programação, foi organizado um jantar dançante, marcado para as 18h.