NOTÍCIAS

Cultura | 16.03.12 - 16h45

Prefeito assina ordem de serviço para restauração da Torre do Zeppelin, no Jiquiá

Durante o ato, ocorrido na manhã desta sexta-feira (16), João da Costa também autorizou a elaboração do projeto básico e executivo do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, localizado na região sudoeste da capital

[caption id="attachment_14912" align="alignleft" width="334" caption="Restauração da Torre do Zeppelin seguirá os critérios do projeto original arquitetônico. Foto: Fernando Silva"][/caption]

O prefeito do Recife, João da Costa, assinou, na manhã desta sexta-feira (16), autorização para elaboração do projeto básico e executivo do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, localizado na região sudoeste da capital, e a ordem de serviço para as obras de restauração da única torre de atracação de dirigíveis (Zeppelin e Hindenburg) ainda existente, no mesmo local. A cerimônia, realizada na área onde o espaço será estruturado, contou com a presença do Senador, Humberto Costa, dos deputados Federais, Pedro Eugênio, Luciana Santos e Roberto Teixeira; do deputado Estadual, Luciano Siqueira; dos vereadores, Jadeval de Lima, Gilvan Cavalcanti, Almir Fernando e Estefano Barbosa;do secretário estadual de Ciência e Tecnologia e representante do Governador de Pernambuco, Marcelino Granja e da secretária de Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcante.

“O Recife traz muitos desafios para quem o governa. Esses desafios são apaixonantes e nos estimulam a trabalhar para vencê-los e realizá-los. Um deles foi o de estruturar uma série de parques, locais que garantam a preservação desses espaços dentro de uma política de sustentabilidade, de lazer, entretenimento e preservação da memória histórica e cultural.

O parque do Jiquiá faz parte disso, um local histórico, de grande importância ambiental e que contará com planetário, relógio do sol, Museu de Ciências, Memorial do Zeppelin, Escola de Educação Ambiental, herbário e viveiro de mudas de plantas, além de um importante Centro Vocacional Tecnológico da Indústria Criativa e Refinaria Multicultural. ”, comentou o prefeito da cidade, João da Costa. O gestor explicou que o Recife tem uma grande importância histórica, que as novas gerações não conhecem. “O Município integrou a rede de cidades do Aeropostal, onde os aviões que transportavam correspondências entre a Europa e América do Sul aterrissavam; foi berço do primeiro Observatório Astronômico das Américas; e possui a primeira Torre de atracação das Américas”, complementou.

Para valorizar essa história, o prefeito e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do município, José Bertotti, assinaram a ordem de serviço para restauração da Torre de Atracação do Zeppelin com o representante da empresa Artesanal Arte e Restaurações Artesanais, Jobson Figueiredo, e a autorização para a elaboração do projeto básico e executivo do Parque Científico e Cultural do Jiquiá com o representante da Poli Consult, Breno Rodrigues. No ato também foram assinados convênios de cooperação técnica entre a Prefeitura do Recife e a UFPE e a UFRPE.

A restauração da Torre do Zeppelin seguirá os critérios do projeto original arquitetônico. A iniciativa também vai contemplar a recuperação dos paióis construídos durante a II Guerra Mundial (situados nas proximidades do local). Além disso, uma pesquisa arqueológica será desenvolvida na área onde está situada a torre. Toda a pesquisa será realizada pelo Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco. Os objetos encontrados durante a prospecção farão parte do acervo do Museu do Zeppelin, outro equipamento que fará parte do Parque.

Durante o evento, a Prefeitura também assinou um convênio com a UFPE para realização do Plano Estratégico de Implantação do Parque do Jiquiá e do Projeto Museológico e Museográfico, além de um convênio com a Universidade Federal Rural de Pernambuco para suporte técnico na implantação de herbário e viveiro de mudas no Parque. Os dois estudos também tem prazo de entrega de 6 meses.

Também marcaram presença no ato o embaixador chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste (ERENE), o subcomandante da Companhia Inteligente de Operações Espaciais da PM, Flávio Bantim; o pró-reitor de Extensão da UFPE, Edilson Souza; o coordenador geral da representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Nordeste, Ivon Fittipaldi; o reitor da UFRPE, Valmar Correa; representante do reitor da UFPE, Edilson Souza; e a diretora do Museu da Abolição e representante do Ministério da Cultura, Maria Elisabete Arruda de Assis.