NOTÍCIAS

Cultura | 16.03.15 - 10h10

Muitas atividades marcaram o primeiro aniversário do Recife de Coração nos Bairros

Projeto realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, chega a sua décima edição proporcionando atividades para toda a família. (Foto: Irandi Souza/ PCR)


O domingo foi de festa no Parque Arraial Novo do Bom Jesus, bairro do Cordeiro. Celebrando seu primeiro aniversário, o projeto Recife de Coração nos Bairros, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, tirou a vizinhança toda de casa.

A programação começou cedo. E contou até com uma visita do projeto Colorindo o Recife, que levou dezenas de grafiteiros para a confecção de um mural de 50 metros no muro entre a Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus e o Parque Arraial Novo do Bom Jesus. O Colorindo o Recife, também da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a ONG Cores do Amanhã, já preencheu com arte urbana o vazio de outros 12 muros em vários bairros da cidade, como Santo Amaro, Ibura, Casa Amarela, Madalena e Boa Viagem.

A grafiteira Rany Hilston, 20, acredita que o projeto dissemina melhor a arte do grafite, levando cor aos muros da cidade. "Isso vai além da divulgação do nosso trabalho. Enriquece a imagem da cidade, tornando tudo ainda mais belo".

A população não demorou a chegar. A partir das 10h, a vizinhança foi toda conferir as atrações musicais e aproveitar os serviços disponibilizados nos quatro polos do Recife de Coração nos Bairros.

Para a criançada, teve pula-pula, piscina de bola, cama elástica, tobogã, campeonato de jogos de tabuleiro e espetáculo/oficina de magia, além de atividades de incentivo à leitura e com recreadores.

"É um espaço totalmente dedicado à família, estou impressionada e também achando totalmente oportuna a oferta de serviços de saúde, redução de danos e atividades para as crianças", afirmou a enfermeira Geane Nário, 42, que levou os filhos Guilherme Nário, 4, e Lucas Nário, 15, para conferir o evento. "Estou adorando tudo, especialmente o polo esportivo".

No polo esportivo, a criançada também fez a festa. Além do disputado campinho de futebol, o projeto levou vôlei, handebol, badminton, e slackline (corda bamba) e rampas de skate para o bairro do Cordeiro. Difícil saber que modalidade fez mais sucesso.

Também não faltou gente em busca das orientações e exames oferecidos no polo de serviços, que realizou de mamografia gratuita a campanhas de incentivo à escovação bucal, de combate à violência contra a mulher, à dengue e Chikungunya. O polo ofereceu ainda o serviço de emissão de carteiras de trabalho e fez distribuição de mudas de plantas.

Quem também aproveitou o evento com a família foi a dona de casa Lia de Souza, 46. "Já aferi minha pressão e conferi a glicose. Meus dois filhos jogaram vôlei e aproveitaram mais o polo esportivo".

Para animar o público, subiram ao palco do polo cultural Otto Lisboa, Parada de Ghetto, Moderna Drag, Ninja MC, Grupo Amizade S/A, Palhaço Pipoquinha, Bloco Lírico com Você no Coração e o Maracatu Cruzeiro do Forte.

Em abril o Recife de Coração nos Bairros acontecerá em Água Fria, na Zona Norte Recife. O evento será no dia 12, no Campo do Pascoal.

RETROSPECTIVA
O Recife de Coração nos Bairros foi criado para replicar o sucesso do Recife Antigo de Coração em todas as RPAs da cidade. Desde sua estreia, em março do ano passado, já contemplou os bairros do Ibura, Várzea, Santo Amaro, Vasco da Gama, Jardim São Paulo, Guabiraba, Hipódromo, Brasília Teimosa e Joana Bezerra.