Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.03.17 - 10h39

Hospital da Mulher do Recife promove mutirão de colocação de DIU

Em dois dias de mutirão 44 mulheres receberão o dispositivo intrauterino

 

Nesta sexta-feira (17), o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Mercês Pontes Cunha, no Curado, iniciará um mutirão de colocação de DIU, que acontecerá em duas etapas. Ao todo, 44 mulheres serão beneficiadas, sendo 22 neste primeiro dia, e mais 22, no próximo dia 29. A iniciativa dá continuidade às comemorações pelo Dia da Mulher.

As Usuárias selecionadas já estavam na fila pelo procedimento. Inicialmente, elas foram atendidas na Atenção Básica – UPAs, upinhas, postos de saúde e PSFs, onde expressaram o desejo de não engravidar, optando por utilizar o dispositivo, dentre algumas outras formas de contracepção. Posteriormente, a Central de Regulação do Município fez o encaminhamento para o Hospital da Mulher.

“Realizamos a inserção do DIU rotineiramente no hospital, dentro do ambulatório de Planejamento Familiar. O mutirão proporciona um incremento deste trabalho, dando maior acesso às mulheres que optaram por esse método”, explica a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho. 

De acordo com especialistas, o DIU é um método contraceptivo seguro, livre de hormônios e que permite à mulher autonomia sobre o seu planejamento reprodutivo. A duração do dispositivo é de 10 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher assim desejar.

Ações – O Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, foi comemorado no hospital com uma série de serviços de saúde e atividades educativas. Ontem (15), as usuárias participaram de uma sala de espera (mini palestra) de incentivo à prática de atividade física, com a professora Taysa Guimarães, do Programa Academia da Cidade. Ao longo do mês, o Planejamento Reprodutivo  também é um dos focos das ações, com orientação e incentivo junto às mulheres sobre os diversos métodos contraceptivos, sendo prioridade a inserção do DIU e do Diafragma.