Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 16.03.19 - 14h34

Uma nova árvore para cada ano de vida do Recife

img_alt

Prefeito Geraldo Julio iniciou o plantio de 482 árvores em celebração ao aniversário da cidade na manhã deste sábado (16) no Parque da Macaxeira (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na manhã deste sábado (16), o Recife foi presenteado com o plantio de novas mudas de árvores que vão aumentar a cobertura verde em pontos importantes da cidade. O prefeito Geraldo Julio deu início a ação  que, em virtude do aniversário da capital pernambucana, vai trazer 482 novas árvores para a cidade até o final de março. A iniciativa teve início no Parque da Macaxeira e segue com plantio nos Parques Caiara e no Canal do Arruda.

 “Hoje são 482 novas árvores na cidade, comemorando os 482 anos do Recife, com uma programação que durou uma semana inteira, e amanhã ainda tem o espetáculo O Boi Voador. E aqui no Parque da Macaxeira existe uma ligação muito forte da população com o parque. Isso é uma das coisas mais importantes que existem. O parque é bem cuidado, bem tratado, tem muitos eventos, e tudo isso acontece pela ligação que a população tem. Então, quando a gente tá fazendo um plantio de árvores é importante ressaltar essa ligação, por isso toda vez que eu estou plantando, coloco a terra com as mãos, para que não só a árvore possa sentir, mas que toda a população veja o carinho que a gente quer tratar este e vários lugares da cidade”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

As espécies plantadas, provenientes das sementeiras do Jardim Botânico do Recife e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB), têm características adequadas para parques e praças, de grande e médio porte, e vão combater as ilhas de calor. O Parque da Macaxeira está recebendo 200 mudas, o Parque do Caiara vai receber o plantio de 180, e o Canal do Arruda mais 102, totalizando as 482 mudas em alusão ao aniversário do Recife. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Neves Filho, o plantio não vai parar. “No contexto político ambiental, o plantio é um dos mais importantes instrumentos de defesa do meio ambiente, porque não é só o plantio de uma árvore que é feito, existe todo um ecossistema que gira em torno disso. Então, até o final do mês de março, plantaremos as 482 árvores. Começamos aqui mas vamos para vários lugares do Recife. Mas a nossa meta maior é plantar até o final da gestão mais 50 mil árvores”, comentou animado o secretário, que disse ainda que desde o início da gestão já foram plantadas 51 mil mudas na cidade e atualmente temos 250 mil árvores espalhadas pela capital pernambucana.