Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.03.23 - 19h51

Educação e saúde: grupo de idosos reúne usuários na Unidade de Saúde da Família Ilda Rodrigues da Silva, na UR-10

img_alt

Encontros acontecem mensalmente com cerca de 40 participantes. Este mês, a reunião irá abordar a saúde do homem, no dia 23, às 9h. (Foto: Divulgação)

 

A unidade de saúde, muitas vezes, vai além de um espaço para consultas, vacinas e acolhimento. Isso porque, em muitas delas, grupos de apoio são criados e fortalecem não só uma iniciativa de educação em saúde, mas também estreitam os laços entre a comunidade. Na Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, a Unidade de Saúde da Família (USF) Ilda Rodrigues da Silva, no bairro do Ibura, realiza, mensalmente, encontros do grupo Reviver, focado na população idosa, com cerca de 40 participantes. 

 

O Reviver busca promover educação em saúde para os idosos cadastrados na USF Ilda Rodrigues da Silva. Com rodas de conversa propostas a partir de assuntos de interesse da população ou sugeridos pelos profissionais de saúde, os encontros, realizados mensalmente, levam informação e promovem o bem-estar com atividades de entretenimento. 

 

O grupo teve início em 2018. “A ideia de ser focado nos idosos surgiu porque observamos a necessidade na unidade. A cada encontro, que inicialmente era trimestral, abordamos assuntos não só propostos por nós, mas pelos próprios usuários também”, detalha a dentista e coordenadora do grupo, Ana Cláudia Amaral. 

 

Para este mês, o encontro já tem data marcada. A próxima reunião do Reviver acontece na próxima quinta-feira (23), às 9h, para falar sobre a saúde do homem. Os profissionais de saúde da Sesau irão conduzir o encontro, que terá a participação de um integrante do Reviver cantando e declamando um poema. 

 

Os encontros foram fortalecendo o vínculo entre os usuários e a unidade de saúde, e indo além de rodas de conversa. “O grupo é bem ativo e os participantes nos pedem atividades pela cidade. Já fizemos visita a museus e parque aquático, além de participar também em eventos da Prefeitura do Recife, como os Jogos da Pessoa Idosa e o Baile da Pessoa Idosa, no Carnaval”, complementa Ana Cláudia. 

 

Para 2023, o encontro de março marca a primeira reunião do ano. Mas antes disso, já houve atividade com os integrantes. A participação no Baile da Pessoa Idosa, realizado no mês de fevereiro, fortalece o calendário de atividades proposto para o grupo, que leva em consideração datas comemorativas não só da cidade, como também na saúde.