NOTÍCIAS

Ação Inverno | 16.03.23 - 19h46

Prefeitura avança com a colocação da geomanta para proteger áreas de risco no Recife

img_alt

Ação faz parte das ações preventivas relativas ao inverno e tem o objetivo de evitar acidentes provocados pela chuva nos morros. (Foto:Hélia Scheppa/PCR)
A Prefeitura do Recife intensificou a colocação da geomanta para proteger as áreas de risco da cidade. A ação faz parte das ações preventivas relativas ao inverno e tem o objetivo de evitar acidentes provocados pela chuva nos morros. A geomanta é um composto geotêxtil de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos, que pode ser estendido de acordo com os cuidados tomados. Impermeável e flexível, ela pode ser aplicada em taludes de grande extensão e já foi aplicada em cerca de 350 locais da cidade, que totalizam 100 mil m2 de área e 1.750 famílias protegidas. Nesta quinta-feira (16), o Prefeito João Campos, ao lado do Coronel Cássio Santana, Secretário Executivo da Defesa Civil, visitou uma das maiores áreas beneficiadas neste ano, na Avenida Joaquim Ribeiro, no bairro da Várzea.
 
“Estamos fazendo, de forma imediata, quatorze pontos como esses daqui e vamos, no total, chegar a R$ 20 milhões de investimento. Isso vai ultrapassar cem pontos na cidade que terão geomantas. A gente está fazendo o maior volume de obras de proteção de encosta da história do Recife e vai vir muita coisa boa por aí, como a parceria com o governo federal e com a nossa bancada para que as obras sejam ainda maiores e em maior volume”, garantiu o prefeito.

Entre as vantagens do uso do produto, que evita a passagem de água e preserva as barreiras, estão a baixa necessidade de manutenção, a alta durabilidade, o baixo custo de execução em comparação a obras estruturadoras, a rápida aplicação e a capacidade de se moldar às irregularidades da encosta.
 
“Esta geomanta é uma tecnologia que foi desenvolvida aqui na cidade do Recife e que está espalhada, hoje, em todo o Brasil. É um serviço de engenharia em que a gente tenta impermeabilizar a barreira, fazendo com que a água não penetre e a erosão seja impedida. Esta geomanta aqui tem mais de três mil metros quadrados e está protegendo mais de 45 famílias que moram ao redor”, explicou o Coronel Cássio.

“A gente cuidava da área como podia, mas, agora, com essa ação da Prefeitura, isso aqui valorizou muito e nos deu uma garantia de conforto. Espero que não seja somente aqui, mas em todo o estado de Pernambuco e no Brasil. Espero que essa obra se estenda para que haja uma melhoria e também uma segurança para as pessoas que moram nessas localidades. Eu nunca gostei da ideia de sair daqui. E agora, com a obra da encosta, não vou sair jamais”, disse Sérgio Fernando dos Santos, de 63 anos.

A área também está mais segura devido às obras concluídas pelo Programa Parceria, em que a Defesa Civil do Recife fornece material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. No número 1277 da Avenida Joaquim Ribeiro, foi feita uma intervenção em Rip-Rap numa área de 54,6 metros quadrados, garantindo mais segurança para 4 famílias. Já os números 1120, 1121A e 1121B ganharam um corrimão com 15 metros de extensão. E está em andamento uma obra de alvenaria armada na Rua Bom Repouso, numa área de 54 metros quadrados.

“O muro estava todo rachado e prestes a cair por cima da casa. A Prefeitura entrou com o material e eu entrei com a mão de obra e o serviço foi feito. A gente dormia com medo de acontecer uma tragédia e agora estamos muito mais tranquilos”, disse Moisés da Silva, 65 anos, que encontrou no Projeto Parceria a possibilidade de seguir morando na casa onde vive há 33 anos.

O Programa Parceria conquistou, ano passado, o prêmio Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Os serviços do Programa incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes). Ano passado, foram entregues 1064 obras, garantindo mais qualidade de vida para 2527 famílias. E este ano já existem 169 obras concluídas, beneficiando 347 famílias, e 291 obras em andamento, beneficiando 1155 famílias.

AÇÃO INVERNO - A Prefeitura do Recife desenvolve, durante todo o ano, com a Ação Inverno, um trabalho integrado para minimizar os impactos das chuvas na cidade. O conjunto de intervenções inclui obras de contenção de encostas, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento. O trabalho começou em janeiro, com a limpeza dos canais, e os detalhes da Ação Inverno 2023 serão anunciados em breve.

A Defesa Civil do Recife realiza o monitoramento permanente das áreas de risco, oferecendo suporte estratégico antecipado às famílias que moram em regiões vulneráveis, principalmente morros e margens de rios e canais, onde há risco maior de deslizamento de barreiras e desmoronamento de imóveis.  São 390 profissionais mobilizados para atividades como vistorias, engenharia, mobilização, apoio, monitoramento e acompanhamento social, capinação, roçagem e colocação de lonas. No total, todos os órgãos municipais envolvidos no trabalho somam 3 mil servidores à disposição, em caso de necessidade.

As obras estruturadoras nos taludes mais altos e complexos ficam sob a responsabilidade da Autarquia de Urbanização do Recife (URB). São obras de contenção definitiva de encostas, que incluem serviços como drenagem, muro de arrimo, tela argamassada, passeios, corrimãos. Nos dois últimos anos, foram realizadas 50 obras de contenção e outras 50 estão em andamento na cidade, com investimento de R$100 milhões.