NOTÍCIAS

Cultura | 16.04.12 - 16h57

Arthur Moreira Lima se apresenta no Recife nesta terça-feira (17)

Concerto faz parte do Projeto Um Piano pela Estrada que viaja por todo o País

[caption id="attachment_16565" align="alignleft" width="334" caption="Projeto tem como objetivo levar a música clássica ao alcance de todos. Foto: Divulgação"][/caption]

O Projeto Um Piano pela Estrada chega ao Recife nesta terça-feira (17) com apresentação do renomado pianista Arthur Moreira Lima, às 19h, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife. O projeto tem como objetivo levar a música clássica ao alcance de todos, percorrendo diversas cidades do Brasil com um caminhão-teatro, onde são realizadas as apresentações do pianista carioca de prestígio internacional.

Sua permanente inquietação e dedicação à cultura fazem de Arthur Moreira Lima o mais popular, versátil e completo dos intérpretes clássicos brasileiros. No concerto no Recife, Arthur Moreira Lima irá interpretará obras de Bach, Beethoven, Mozart, Gottschalk, Chopin, entre outros grandes nomes da música clássica. O espetáculo conta com o apoio da Prefeitura do Recife, que disponibilizará 400 cadeiras para acomodação do público. O acesso é gratuito.

INOVAÇÃO - Num feito inédito na música clássica no Brasil, o pianista Arthur Moreira Lima criou seu caminhão-teatro como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. Adaptado a um caminhão Scania, o baú carroceria se transforma em palco em apenas uma hora, com 45 m² de área de cena. O piano de cauda Steinway & Sons viaja no próprio caminhão e é montado e afinado em uma hora. Toda a equipe (luz, som, telão, afinador), trabalha em conjunto, garantindo a qualidade, a eficiência e a rapidez dos procedimentos de produção.

O caminhão-teatro iniciou suas apresentações em maio de 2002 facilitando a turnê do grande pianista pelo Brasil por dispensar a construção de um palco, eliminar os custos de aluguel de um piano, permitir uma rápida liberação do local após o concerto e o deslocamento rápido para a realização de outros concertos, inclusive para a mesma data.

TRAJETÓRIA - O projeto Um Piano pela Estrada atualmente realiza a quinta etapa do roteiro “Brasil Sertões 2” que abrange 15 cidades, realizando 443 espetáculos. Apresentada pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, a turnê é patrocinada pela Ultragaz e Ultragaz Faz Sustentável. Na capital pernambucana, o projeto conta com o apoio da Prefeitura do Recife. Nesta etapa, o pianista já passou por São Paulo Mauá Paulínia, São José dos Campos e Santos (SP), Duque de Caxias (RJ), Dourados (MS), Rio Verde (GO), Porto Alegre (RS), Feira de Santana (BA) e Aracaju (SE).

SERVIÇO

Projeto Um Piano pela Estrada com pianista Arthur Moreira Lima

Terça-feira (17 de abril), às 19h, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife.

Acesso gratuito

Informações: http://www.arthurmoreiralima.com.br

Biografia Arthur Moreira Lima - Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos, e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Seus mestres foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou).

Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai.

A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista LA SUISSE chamou Moreira Lima "O Pelé do Piano", a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin "o mais importante registro pianístico do ano", e o famoso crítico londrino Dominic Gill do FINANCIAL TIMES escreveu "Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar". Arthur Moreira Lima já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia.

Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth. Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990).