NOTÍCIAS

| 16.04.12 - 18h54

“Olhar Recife” realiza mutirão em mais uma escola municipal

Nesta terça-feira (17) 206 estudantes da Rede serão atendidos na unidade educacional deputado Edson Cantarelli, para fazer teste de visão

O mutirão oftalmológico do Projeto “Olhar Recife” chega à escola municipal Deputado Edson Cantarelli (rua Rubineia, 49, Jordão Baixo) nesta terça-feira (17). Este é o 6º mutirão realizado em 2012 pela Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Saúde. O objetivo é fazer exames de acuidade visual em estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, com profissionais da Fundação Altino Ventura (FAV). Toda terça-feira uma escola é escolhida como polo. Amanhã, 206 estudantes das unidades educacionais do Jordão Baixo, Pintor Lula Cardoso Ayres e Professor José Lourenço serão atendidos.

O mutirão acontece nos turnos da manhã e da tarde. As equipes médica e de assistência oftalmológica da FAV vão examinar os 206 estudantes, que já passaram por uma pré-triagem de acuidade visual realizada pela equipe da Diretoria de Ações Educacionais Complementares (Daec) da Secretaria de Educação. Caso haja necessidade de usar óculos, estes são cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Casos mais graves são encaminhados para tratamento na FAV.

Para a gerente de Ações Complementares, Elusa Barros, a avaliação oftalmológica dos estudantes na faixa etária de 6 a 16 anos é muito importante. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia revelam que 20% deles, em idade escolar, têm problemas de visão. “Sabemos, por experiência, que, crianças com visão alterada se mostram desatentas, agitadas e têm dificuldade de aprender”, alerta.

Atendimento - Os mutirões do Projeto Olhar Recife fazem parte do Programa Saúde na Escola. Na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, o Programa inclui nas metas: identificar, através de consultas, problemas visuais, relacionados à refração, e prestar assistência oftalmológica através do fornecimento de óculos e/ou de tratamento.

A previsão é que 17,8 mil estudantes passem pela triagem este ano; 3,6 mil sejam encaminhados para consulta oftalmológica e aproximadamente 650 recebam prescrição de lentes corretivas. No total, são 18 mutirões oftalmológicos, que atenderão 60 escolas municipais da RPA 6 durante o ano letivo de 2012.