NOTÍCIAS

Cultura | 16.04.13 - 13h05

Frevo sobe o morro da Mangueira no Rio de Janeiro

Samba e frevo juntos, em nome da preservação e difusão dos ritmos. Através do projeto Frevando no Centro Cultural Cartola, o Clube de Boneco Seu Malaquias leva para o Rio de Janeiro uma ação que une o debate sobre as políticas de preservação do Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e a divulgação do passo, através de oficinas de dança. A iniciativa será realizada entre os dias 19 e 21 de abril, no Centro Cultural Cartola, bairro da Mangueira.

O projeto, realizado com apoio do Ministério da Cultura, através do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, e da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, terá a participação de 25 pessoas do clube carnavalesco, entre músicos e passistas, além do boneco gigante, que também será levado para o encontro. Nos dias 19 e 20, pela manhã, o maestro e professor Nilton Caivano conduzirá as conversas, explicando o processo de candidatura do Frevo a Patrimônio da Humanidade, junto à Unesco. À tarde acontecem os workshops de dança, que irão introduzir o passo característico do frevo. No domingo, 21 de abril, o encerramento do projeto será marcado por um arrastão de frevo, que sairá do Centro Cultural Cartola, pela Avenida Visconde de Niterói, em direção à quadra da Escola de Samba da Mangueira.

Tanto as matrizes de samba, no Rio de Janeiro, como o frevo, no Recife, são registrados como patrimônios culturais do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Após a vivência no Rio de Janeiro, será a vez do Centro Cultural Cartola vir ao Recife, apresentar suas experiências em prol da preservação da expressão artística e cultural.

Seu Malaquias – O boneco gigante do clube tem como cores oficiais o vermelho e branco. O Clube de Boneco Seu Malaquias foi criado por Seu Maracujá (Antônio Ramos de Oliveira), em 1940, em Carpina, e hoje é presidido pelo seu neto, Cláudio Brandão, conhecido como Xoxo Malaquias. A sede, localizada na zona norte do Recife, no Alto dos Coqueiros, também abriga as atividades do Ponto de Cultura O Gigante do Alto.

Comitê – O presidente do Clube de Bonecos Seu Malaquias, Xôxo Malaquias, integra o Comitê de Salvaguarda do Frevo, representando a modalidade de bonecos. O Comitê é uma entidade representativa que tem como papel estimular e promover ações de salvaguarda do ritmo, tais como divulgação, formação e preservação. O grupo, formado em 2011, é composto por instituições públicas das áreas de Patrimônio e Cultura, a exemplo do Iphan e da Secretaria de Cultura do Recife, e por praticantes das diversas modalidades do Frevo, como músicos, pesquisadores e carnavalescos.

Encontro - O 2º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo será realizado de 24 a 26 de abril, no Teatro Apolo, no Bairro do Recife. Os participantes trocarão experiências e apresentarão propostas a respeito da preservação da expressão cultural. A atividade é promovida pelo Iphan, em parceria com a Secretaria de Cultura do Recife, Ministério da Cultura, Fundação Joaquim Nabuco, Fundarpe, UFPE, UFRPE, UPE e Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda.