Fonoaudiólogas da Secretaria de Saúde do Recife promovem atividades no Dia da Voz
São esperadas até o fim do dia, no Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, cerca de 150 pessoas, para participar da ação do Dia Internacional da Voz, promovida pela Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia e os cursos da UFPE, Unicap e Funeso.
“Estão chegando muitas pessoas que tem problemas vocais sérios, e que usam a voz como trabalho, como professores, atores e músicos. A maioria da população só percebe a importância de cuidar desse instrumento quando recebe a orientação aqui”, disse a fonoaudióloga da NASF Taís Tavares. Além da orientação das profissionais sobre os cuidados com a voz, no dia a dia, os usuários são convidados a fazer exames que identificam alguma alteração vocal.
A doméstica Severina dos Santos, de 61 anos, aprovou a ação: “Eu achei bom, porque eu nunca tinha ido para uma fonoaudióloga, e fui muito bem atendida. A gente vem pra cá e já sai com atendimento encaminhado”, afirmou.
Os pacientes que apresentam problemas graves são encaminhados aos hospitais parceiros do evento, como o Hospital das Clínicas, Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital Agamenon Magalhães ou IMIP. O evento vai acontecer até às 16h, e também conta com um grupo de profissionais do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI), responsáveis por realizar atividades físicas que liberem as tensões vocais, como o tai chi chuan.