NOTÍCIAS

Administração | 16.04.15 - 16h42

Recife Participa ouve população no Cordeiro e Linha do Tiro

Rodada de plenárias do Fórum Microrregional já reuniu aproximadamente 4 mil pessoas. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

A Prefeitura do Recife recebeu a contribuição de mais de 600 moradores na noite desta quarta-feira (16), através das plenárias do Fórum Microrregional realizadas na Cordeiro e na Linha do Tiro. A população pôde levar diretamente ao secretariado e equipe técnica da Prefeitura quais sãos as prioridades para suas comunidades. Essas foram as 15ª e 16ª encontros desta rodada que já reuniu quase 4 mil pessoas fortalecendo a gestão participativa e o controle social no Recife. Na noite desta quinta-feira (16), o Fórum Microrregional se reunirá na Quadra do União, na Macaxeira, para discutir Infraestrutura para a MR 3.3 (Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Nova Descoberta, Passarinho e Pau Ferro).

Na quadra da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro, 339 pessoas se inscreveram para participar da plenária sobre Saúde para a Microrregião 4.1. O debate, mediado pela Secretaria de Governo e Participação Social, promoveu o encontro entre a população da área e o secretário de Saúde, Jaílson Correia que pôde apresentar as ações da Prefeitura na área, como a requalificação da Policlínica Lessa de Andrade.

Após a apresentação, a palavra foi aberta para a participação direta da população, que fez 42 intervenções. Um dos principais pontos levantados era a reforma da Unidade de Saúde José Dustan, no Caiara. Os presentes ouviram do Secretário de Saúde que o posto está entre as prioridades da Prefeitura do Recife e que receberá uma requalificação profunda, ainda este ano.

Em frente à Escola Municipal Paulo VI, na Linha do Tiro, foi realizada a
segunda plenária da semana sobre o tema Infraestrutura, na noite de ontem (15). O encontro contou com 309 pessoas cadastradas e teve início com a apresentação do secretário Victor Vieira, que mostrou algumas das principais ações da pasta para a área, como projetos de pavimentação de ruas e drenagens e de proteção de encostas, trabalho preventivo para o inverno e aplicação de geomanta impermeabilizante nas barreiras, mutirões de remoção de entulhos e serviços de limpeza, entre outras.

"O Recife Participa é a Prefeitura vindo aos bairros, abrindo esse canal de diálogo para ouvir as necessidades e anseios da população e mostrar o trabalho que tem sido feito buscando entender quais as demandas mais importantes para que possamos priorizá-las e torná-las realidade", explicou Victor Vieira. Logo depois foi a vez de ouvir as propostas da população da Microrregião 2.3, que engloba Linha do Tiro, Beberibe e Dois Unidos, representando cerca de 56.628 habitantes do Recife.

A moradora Maria da Conceição Araújo foi uma das primeiras a falar. "Eu queria agradecer a Prefeitura a colocação da geomanta na Rua Araúna, mas também queria dizer que a Rua Padre Cícero está precisando de pavimentação", disse. Durante a rodada de esclarecimentos, ela obteve retorno sobre o seu pleito. "Para esta área, temos um total de 126 ruas em processo de desenvolvimento de projetos de pavimentação e drenagem, das quais quatro estão em licitação, entre elas a Rua Padre Cícero, e duas em execução", afirmou o secretário Victor Vieira. Assim como a demanda da moradora Maria da Conceição Araújo, todas as outras apresentadas durante a plenária foram registradas e pontuadas pelos representantes da PCR.

Também participaram da mesa desta plenária o secretário executivo de Governo e Participação Social, Gabriel Leitão; o secretário executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Tullio Ponzi.; o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Cássio Sinomar e a diretora de limpeza urbana da Emlurb, Carolina Azevedo.