NOTÍCIAS

| 16.05.12 - 16h35

Ação da Prefeitura do Recife leva exames de mamografia às moradoras do Ibura

Por Clarissa Macau

[caption id="attachment_18584" align="alignleft" width="334" caption="O exame preventivo foi disponibilizado para mulheres acima dos 50 anos. Foto Ivanildo Francisco"][/caption]

A Secretaria de Saúde do Recife realizou durante esta quarta-feira (16) exames de mamografia nas mulheres acima de 50 anos moradoras da comunidade de Vila do Sesi, no Ibura (Zona Sul do Recife). Os exames foram realizados por meio dos mamógrafos itinerantes contratados pela Prefeitura para acelerar o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, uma das enfermidades que mais atacam mulheres acima dessa faixa etária em todo o País.

Após os exames, as moradoras foram atendidas pela Equipe da Saúde da Família composta por médicos, dentistas, agentes comunitários, enfermeiros e técnicos de enfermagem que realizaram escutas qualitativas. As usuárias foram ouvidas por profissionais como o médico da equipe, Daniel Koch. Segundo ele, a mamografia deve ser feita de dois em dois anos. “Algumas mulheres aqui nunca tinham feito esse exame, por isso precisamos passar as instruções detalhadamente incluindo até recomendações para alimentação”, afirmou. Caso o resultado apresente anormalidades a usuária é imediatamente encaminhada para as referências municipais onde terá acesso a um mastologista.

“Os mamógrafos itinerantes facilitam o acesso ao exame, uma vez que as mulheres não precisam percorrer longas distâncias para se examinar podendo, assim, obter o diagnóstico mais rapidamente”, disse Geise Marli, gerente do território onde se localiza o posto. Ela lembra que a ação também disponibilizou agendamento para testes de identificação de câncer de colo de útero e sua prevenção, além da confecção do cartão do SUS.

Moradora da comunidade, a aposentada Amara Lúcia, 58 anos, estava na fila para fazer o exame pela primeira vez. Satisfeita com a ação, ela teve apenas elogios para a ação. “Nós vemos tantos casos por aí de câncer de mama que é preciso se precaver. Sem falar que a gente não tem que acordar super cedo para fazer um exame já que o consultório fica bem perto da casa da gente”.  

Na ação, além dos exames e da consulta gratuita, também foram ministradas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) palestras sobre câncer de mama, hipertensão e diabetes. Desde o início do ano, os caminhões com o mamógrafo itinerante estão realizando os exames em vários bairros do Recife possibilitando o acesso mais fácil de mulheres à saúde. A próxima ação na Zona Sul do Municípío será no dia 25 de maio na Unidade Saúde da Família de Água Viva, no bairro do Jordão, Rua Tanabi.