Qualificação em Matemática é realizada no Centro Paulo Freire
Com uma nova abordagem de ensino-aprendizagem da Matemática, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) promoveu mais uma formação para coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 230 coordenadores estudaram uma nova forma de trabalhar situações-problema, a partir dos estudos do psicólogo Vergnaud, que desenvolve o raciocínio lógico dos estudantes por meio do campo conceitual das estruturas multiplicadoras. A formação aconteceu durante todo o dia de hoje (16), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, das 8h às 17h30.
Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e uma das ministrantes da capacitação, Andreica Asseker esclarece o objetivo do curso. “A formação visa a valorizar os diferentes tipos de estratégias para resolver as situações-problemas, buscando a construção do raciocínio lógico”, explica.
Segundo Vergnaud, o conhecimento dos estudantes pode ser usado para resolver os problemas matemáticos, sem necessariamente utilizar os cálculos formais. “Devemos desenvolver outras maneiras de resolver as situações-problemas com os pequenos da educação infantil, usando desenhos ou massas de modelar por exemplo”, ensina a coordenadora da Escola Municipal dos Torrões, Elivâne Fernandes.
A professora da Faculdade Joaquim Nabuco, Michela Macêdo, também é uma das formadoras e fala sobre outros enfoques do curso. “A ementa estuda o conhecimento a partir de Piaget, que também estimula a resolução das questões em dupla”, declara.
Após o estudo, os participantes deverão fazer um planejamento a partir de reflexões observadas na formação. Uma sequência de atividades será seguida no relatório, observando como o estudante está aprendendo temas como espaço e forma, grandezas e medidas, tratamento da informação e números e operações. No próximo encontro, ainda sem data definida, o estudo será discutido.